29
ago
2013

3 veículos de comunicação dirigida escrita

Por Elvira Costa >>

A comunicação dirigida é parte fundamental do cotidiano do profissional de relações públicas. Seus variados canais permitem que as organizações se comuniquem diretamente com os seus públicos, de forma customizada.

No texto de hoje, trago breves considerações sobre três veículos de comunicação dirigida escrita completamente diferentes tanto em termos de estrutura quanto de função.

MANUAL DE INTEGRAÇÃO

O objetivo deste veículo é dar as boas-vindas ao novo funcionário e instruí-lo a respeito da organização onde acaba de ser admitido. Nele, o funcionário geralmente encontra um histórico da organização, sua missão, visão, valores, políticas de recursos humanos, etc.

QUADRO DE AVISOS E JORNAL MURAL

Observando desatentamente os nomes destes dois veículos, incorremos no erro de pensar que eles correspondem a um mesmo veículo. Embora na forma física eles se assemelhem, pois ambos são quadros fixados na parede, o caráter das informações que transmitem é diferente. O primeiro se destina à transmissão de avisos de caráter geral, o segundo é propriamente um jornal, com a sua linguagem específica e as suas pautas.

Apesar de diferentes em estrutura e regras de escrita, esses quatro veículos possuem uma similaridade essencial, que os qualificam como veículos de comunicação dirigida: servem para comunicar a um público conhecido, de maneira segmentada. Os veículos que trouxe hoje são apenas quatro, mas há uma enorme variedade. Quem quiser saber mais sobre o tema, pode pesquisar nos autores Cândido Teobaldo de Souza Andrade, Cleuza Cesca e Waldir Gutierrez Fortes, entre outros.

Fonte da imagem: Unimed Fortaleza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...