19
fev
2015

4 dicas para transformar crises em oportunidades

Por Rogelia Barbosa >>

4 dicas para transformar crises em oportunidadesA palavra CRISE, no Brasil, foi muitas vezes pronunciada desde o segundo semestre do ano passado e início deste ano. Desconfiança do mercado internacional, inflação, PIB anêmico, disparada do dólar, restrição de crédito e alta nas taxas de juros. Não precisa ser economista para saber que tudo isso impacta diretamente na vida das pessoas e das empresas. E não adianta entrar na onda de coitadinho, ficar chorando as pitangas e achando culpados, é hora para a ação, de provar como nosso trabalho tem relevância dentro da empresa.

Quando se fala em crise, os investimentos em Marketing e Comunicação são dois dos primeiros a sofrerem ameaça e a serem repensados, e não sou totalmente contra isso, concordo que sim, eles merecem ser repensados. Repito REPENSADOS, pois é com o estudo do que fazer e de como torná-los mais eficazes que poderão fazer a diferença e se tornarem investimentos e não gastos.

Seguem quatro dicas para ajudar a repensar os investimentos e estratégias em Comunicação em tempos de crise. Aproveite e leve as dicas para os tempos de fartura também! 😉

1) AVALIAÇÃO:

Não adianta dizer que a empresa destina milhões de reais para o Marketing se não souber o resultado disso, se não mensurar o retorno quantitativo e qualitativo. A primeira medida importante é rever os investimentos, no que eles impactam na empresa, a curto, médio e longo prazo, e separar o que é vital e o que merece ser cortado para destinar a verba para outras ações.

2) SUSTENTABILIDADE COMO ESTRATÉGIA

Sustentabilidade é muito mais que economizar luz e água. É rever e otimizar processos, evitar desperdícios de materiais, gerar menos poluentes, analisar o contexto cultural da região onde a empresa está inserida, as relações da empresa com seus públicos – internamente e com a comunidade. Isso vai ajudar a empresa a encontrar equilíbrio econômico, ambiental e social, ou seja, a reduzir custos, melhorar o ambiente de trabalho e a imagem da empresa externamente. Vale a pena você dar uma pesquisada e analisar qual é a melhor forma da sustentabilidade ser trabalhada na sua empresa.

3) INFORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO

Esteja bem informado sobre os cenários e atualizado na sua área, pois só assim poderá estar preparado para tomar decisões, já que momentos de crise podem ser épocas de grandes oportunidades de negócios.

4) CRIATIVIDADE

Em tempos de crise, a criatividade se torna um grande trunfo. Não foque na falta ou no corte de verba que foi feito, mas em como realizar as três dicas acima de forma mais eficaz e criativa, em como garantir o retorno desejado para a marca. Isso, com certeza, será um diferencial competitivo.

Parabéns! Se você chegou até aqui é sinal que ao invés de estar reclamando está investindo tempo em informação e aprendizagens. Continue conectado conosco e bons negócios.

Fontes:

Previsões e indicadores para a economia em 2015

Conceito de sustentabilidade

Fonte da imagem:

Blog da Revista Iskra – https://revistaiskra.wordpress.com/crise-economica-na-grecia/o-perigo-do-protecionismo-ronda-sobre-a-economia-mundial/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...