Por Janini Poncio >>

5 ações de RP que merecem ser lembradasAcompanhamos nas mídias sociais ações de comunicação que chamam a atenção do público pela criatividade e atitude das marcas e de suas equipes de comunicação.  Gosto de chama-las de “Coisas de RP”!  Estas ações geralmente possuem um feedback positivo do público e merecem ser lembradas. Destaco 5 ações em que as marcas fizeram relações públicas relacionando-se com o público de maneira criativa:

1 A carta escrita à mão de O Boticário para Lulu Santos

O Artista Lulu Santos postou em sua linha do tempo no mês de Julho, uma carta escrita à mão pela equipe de Relações Públicas do O Boticário, falando sobre a diversidade, amor ao próximo. Ou seja, uma singela homenagem ao cantor e acredito que também, cliente. A postagem de Lulu Santos em sua fanpage rendeu 24.316 curtidas e 873 compartilhamentos. Bela atitude da marca!

2 Atendimento diferenciado e divertido da Netflix

A Netflix também deu show com uma ação de atendimento ao cliente, que entrou em contato através do serviço online de atendimento para relatar um erro ocorrido em um episódio de série. A Netflix, para explicar a situação, utilizou falas de personagens de uma das séries preferidas do cliente: Star Trek. Após esclarecimento e muita conversa entre o Capitão Mike e o Tenente Norm, o cliente ficou muito satisfeito e salientou com a seguinte frase: “Queria dizer que essa é a melhor experiência que eu já tive em um atendimento ao consumidor”. Maravilhoso receber um feedback destes!

3 Disputa de rimas entre Itaú e Santander no Twitter

No mês de setembro, um usuário indeciso sobre em qual banco abrir uma conta, postou no Twitter que abriria uma conta num dos dois bancos (Santander e Itaú) e decidiria por aquele que vencesse uma batalha de rimas. Após desafiá-las as duas marcas começaram a criar suas rimas que falavam sobre as vantagens e diferenciais, enviando diretamente para o usuário que as desafiou. O resultado de tudo isso foi muito divertido, ambas as marcas foram descontraídas e demonstraram atenção e interação com o cliente.

4 O Feliz aniversário do Habib’s para cliente

Era aniversário de um dos seguidores no Twitter da marca Habib’s. O usuário indeciso sobre em qual lugar iria almoçar, citou a marca e outras duas concorrentes em uma publicação. O Habib’s mais que depressa pediu para que o cliente passasse seu endereço para participar do jantar de aniversário, e a surpresa foi que o cliente recebeu em casa um jantar da marca. Outro grande exemplo de estratégia de relacionamento e de monitoramento de mídias sociais, onde a marca interagiu e foi eficaz, deixando o cliente surpreso e feliz com a atitude!

5 O pedido de casamento da Prefeitura do RJ para a Prefs de Curitiba

Você já deve ter ouvido falar da história de amor entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a querida “Prefs”, a Prefeitura de Curitiba. Ambas deram show em gerenciamento de mídias sociais e humor! A Prefeitura do Rio, através de publicação em sua fanpage, pediu a Prefs em casamento, ainda no ano passado. O pedido foi “oficializado” e outras prefeituras entraram na brincadeira, apoiando a união, oferecendo seus pontos turísticos para lua de mel, entre outras sacadas divertidas. O público adorou, e a Prefeitura do Rio criou a campanha #aceitaCuritiba, que logo foi aderida pelos usuários. Legal, não é mesmo?

Interessantes exemplos de ações de relacionamento com o público e de monitoramento de mídias sociais que utilizaram estratégias de relações públicas e que marcaram o público, e, principalmente nós, profissionais de comunicação. Atitudes simples que fazem toda a diferença, que reúnem percepção e estratégia. O que eu chamo de “coisas de RP”!

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  • Matheus

    Sou comunicador e também sou RP… mas em geral, (infelizmente,) não vejo na prática ações como essas partirem da nossa área, mas sim, de publicitários. É triste assumir isso, mas… é uma realidade.

    • Matheus, também não posso afirma que os responsáveis por todas essas ações são exclusivamente RPs. Mas que a geração do relacionamento é algo intrínseco da nossa área isso é, então quando falamos de relações públicas, falamos de relacionamento, infelizmente não há possibilidade alguma de controlar quem produz, ideias são ideias, mas que relacionamento é o nosso forte isso ninguém pode nos tomar.

      • Oi Matheus e Kleberson. Obrigada por compartilharem a opinião de vocês conosco. Com toda certeza, relacionamento é o principal preceito de Relações Públicas, apesar de nossa profissão não possuir o mérito que merece, é nosso papel atuar no relacionamento entre organização e público. Porém, sabemos que no mercado de trabalho esta divisão de quem realiza o que, não nos dá exclusividade de atuação.

      • Janini Poncio

        Oi Matheus e Kleberson. Obrigada por compartilharem a opinião de vocês conosco. Com toda certeza, relacionamento é o principal preceito de Relações Públicas, apesar de nossa profissão não possuir o mérito que merece, é nosso papel atuar no relacionamento entre organização e público. Porém, sabemos que no mercado de trabalho esta divisão de quem realiza o que, não nos dá exclusividade de atuação.

  • Clau

    Acho tudo isso um equívoco completo. Considero fundamental a empresa ter um trabalho de comunicação eficaz para fortalecer sua imagem, mas essa coisa de criar intimidade com usuário de redes sociais me parece um desperdício de recursos impressionante.
    Acho que todos criam deslumbramento com redes sociais, mas as empresas, para preservar sua própria imagem, deviam ter mais cautela e não se expor desse jeito. Acho que isso tudo é mais um buzz que qualquer outra coisa.

    • Olá, Clau. Obrigada por compartilhar sua opinião conosco! O relacionamento com o cliente é fundamental para o fortalecimento da imagem. Nas mídias sociais, a interação acontece fortemente, e é uma ótima possibilidade para as empresas conhecerem e dialogarem com seus clientes de maneira criativa e envolvente. É claro que a interação deve partir de uma estratégia elaborada com inteligencia para não expor a empresa a situações embaraçosas. Nos exemplos citados no texto, elas foram realizadas de forma satisfatória e com ótimo retorno do público!

    • Janini Poncio

      Olá, Clau. Obrigada por compartilhar sua opinião conosco! O relacionamento com o cliente é fundamental para o fortalecimento da imagem. Nas mídias sociais, a interação acontece fortemente, e é uma ótima possibilidade para as empresas conhecerem e dialogarem com seus clientes de maneira criativa e envolvente. É claro que a interação deve partir de uma estratégia elaborada com inteligencia para não expor a empresa a situações embaraçosas. Nos exemplos citados no texto, elas foram realizadas de forma satisfatória e com ótimo retorno do público!