Por Janini Poncio >>

Com o objetivo de pedir trégua na rivalidade entre as marcas, O Burger King propôs ao McDonald’s, no mês passado, a criação de um hambúrguer que unisse as duas marcas em prol de uma ação de caridade. O “McWhopper” uniria os ingredientes especiais de ambas as marcas e até mesmo os uniformes dos funcionários apresentariam uma junção do Burger e do Mc. Porém, seria vendido apenas em Atlanta, cidade onde a campanha seria desenvolvida. A ideia era celebrar o dia da paz (21 de setembro) e doar o lucro das vendas para a ONG Peace One Day. Apesar da boa ação do rival, o McDonald’s negou o convite e postou a seguinte mensagem em sua fanpage:

5 Coisas que podemos aprender com a atitude do Giraffas

Como era de se esperar, muitas críticas negativas foram feitas por usuários, pois não concordaram com a atitude da marca, que, em minha opinião, poderia ter aproveitado a oportunidade de diversas maneiras. (Eu sei que você, profissional de Comunicação, pensou em vários posicionamentos de marca, não é mesmo?). Afinal, seria demais se esta ação saísse das redes sociais e fosse colocada em prática.

Porém, a melhor parte de toda esta novela foi a entrada de um terceiro elemento, que não tinha nada a ver com a história, mas que no fim foi quem se saiu melhor e conquistou o público com seu posicionamento: o Giraffas. Depois do McDonald’s ter recusado o convite do Burger King, o Giraffas, também do setor alimentício, mas não tão popular quanto as concorrentes envolvidas, postou em sua fanpage a imagem abaixo, que logo virou o assunto mais comentado do dia:

5 Coisas que podemos aprender com a atitude do Giraffas

A publicação já teve mais de 30 mil curtidas, mais de 5 mil compartilhamentos e 4 mil comentários, além de divulgações em outras mídias sociais. Podemos levar como aprendizado 5 importantes fatores quando falamos de internet e mídias sociais:

1 Agilidade no posicionamento

2 Criatividade e bom humor

3 Caiu na “rede” é peixe e quem tem a melhor “sacada” vence

4 Estratégia é essencial

5 Interação com o público

Atitudes como esta comprovam que empresas e marcas devem estar atentas para os acontecimentos e sempre utilizar as oportunidades a seu favor, principalmente quando o cenário é a internet, onde as informações circulam rapidamente e para um público massivo. Com certeza a Rede Giraffas ganhou novos merecidos likes no dia de hoje.

Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/giraffas-aceita-proposta-que-burger-king-fez-ao-mcdonald-s

Fonte imagem: https://www.facebook.com/redegiraffas?fref=ts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...