5 dicas para melhorar a comunicação interna de sua empresa

Por Janini Poncio >>

A comunicação interna tem como objetivo promover uma comunicação efetiva dentro da organização. Vários autores da área enfatizam que em primeiro lugar é preciso organizar a empresa internamente para depois pensar na comunicação externa. De fato, pois a relação entre funcionários, a organização da empresa e o conhecimento que os colaboradores possuem do local onde trabalham refletem diretamente na imagem e na reputação da organização.

Não existe fórmula para administrar a comunicação interna, pois cada empresa tem suas peculiaridades. Ou seja, o caminho a ser seguido será definido após um diagnóstico interno. Porém, existem ferramentas e estratégias que ajudam a estabelecer uma boa comunicação. Confira 5 dicas para melhorar a comunicação interna de sua empresa:

Reuniões semanais

No caso de empresas maiores, o ideal são reuniões por setor. Já em empresas de pequeno e médio porte, as reuniões podem e devem ser realizadas com toda a equipe.

Agendas compartilhadas

As agendas online compartilhadas são uma ótima alternativa para que os colaboradores estejam cientes dos compromissos da equipe, facilitando assim o processo de reuniões individuais ou coletivas.

Sistema de intranet

A intranet é uma ótima ferramenta para compartilhamento de informações internas. Pode ser utilizado como principal canal de comunicação e informativo da empresa.

Momentos de descontração

Além das ferramentas de organização e comunicação formais, é preciso lembrar que para uma comunicação fluir, é necessário momentos de descontração. Conhecer as pessoas que passam o dia todo com você é imprescindível para um bom convívio. Aquele Happy Hour no final do dia pode fazer toda a diferença nas atividades do dia a dia.

Participação e feedback do colaborador

Proporcione espaço para o colaborador dar o seu feedback sobre o funcionamento da empresa, é necessário que ele participe e possa ter voz nos assuntos que referem-se  ao processo de trabalho.

São várias as ferramentas de comunicação interna, mas, como mencionado anteriormente, é importante ressaltar que cada empresa possui o seu formato de trabalho, o seu público interno e maneira peculiar de se comunicar. O mais importante de tudo é fazer com que as informações circulem com clareza e facilidade, além de proporcionar interação e aproximação entre empresa e público interno.

Fonte da imagem: www.businessnewsdaily.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...