21
nov
2013

5 Dicas sobre Gerenciamento de Projetos

Por Leonardo Fleck >>

5 Dicas sobre Gerenciamento de ProjetosEm uma quinta-feira, Luciana, que era conhecida por gerenciar muitos projetos da Empresa S.A., chegou ao trabalho cedo como de costume, encontrou o chefe no elevador e ouviu dele a seguinte frase:

“Bom dia Luciana! Hoje teremos uma festa no 25° andar, um coquetel com os acionistas. Você sabe, uma noite muito importante para nós. Precisamos levar o piano de caudas para lá até as 18 horas de hoje. Sei que é uma funcionária muito competente. Confio em você para realizar esta tarefa para nós.”

Quando o elevador chegou ao seu destino, o chefe deu um tapinha nas costas dela e despediu-se. Luciana, imediatamente, sentou em seu local de trabalho, pensou que tarefas eram necessárias para realizar este projeto, quem poderia chamar para se encarregar de cada etapa e calculou tudo para saber se ia da tempo. Lembrou do colega Josias, que havia feito a mesma tarefa para a festa de fim de ano no Natal do ano passado. Perguntou para ele sobre alguns detalhes do projeto. Depois, juntou todos da equipe no subsolo do edifício, perguntou a cada um como eles poderiam resolver sua etapa do projeto e quanto tempo levaria. No fim, todos ficaram sabendo o que seria feito. Foi dado o pontapé inicial às 10h45. Às 17h30, depois de alguns contratempos e de um dia intenso de trabalho, o piano chegou ao 25° andar. O chefe parabenizou Luciana pelo seu trabalho e ela foi para casa.

Esta história mostra a gestão de um projeto. Uma atividade que tem uma data para começar e outra para terminar, um número (limitado) de pessoas que podem realizar as tarefas, onde isto será feito e quanto será gasto. Pode parecer simples, mas todas estas informações juntas podem ajudar um gestor a realizar e organizar desde trabalhos mais rápidos e simples até outros mais complexos.

5 DICAS PARA GERENCIAR UM PROJETO

  1. Consultar outros colegas que fizeram um projeto similar anteriormente.
  2. Fazer uma reunião de start-up, onde todos os envolvidos saberão quem são os responsáveis por cada etapa do projeto.
  3. Dividir cada tarefa maior em outras menores e definir como estas serão realizadas.
  4. Estipular um prazo de início e fim para o projeto e para cada tarefa.
  5. Detalhar os custos envolvidos no projeto.

Com isso, o gestor sabe melhor como anda cada um dos projetos e quanto tem de recursos disponíveis. Em um cenário mais amplo e sabendo que os recursos são limitados é importante escolher os projetos mais promissores e rentáveis. Para quem tem o interesse de se aprofundar no assunto, veja o material nos links a seguir. O primeiro é sobre gerenciamento de projetos e o segundo uma planilha para ser usada no trabalho.

Planilha_5w2h

Planilha_de_Planejamento_de_Projetos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...