17
out
2013

6 dicas para evitar se expor mal nas redes sociais

Por Renata Gueresi >>

Vamos falar mais um pouco sobre “imagem nas redes sociais”, este tema é tão importante e abrangente que merece uma segunda dose. Então, vamos começar com um pensamento da nossa querida escritora Martha Medeiros:

“Palavras são apenas resumos dos nossos sentimentos profundos, sentimentos que para serem explanados precisam mais do que um sujeito, um verbo e um predicado. Precisam de toque, visão, audição. Amor virtual é legal, mas o teclado ainda não dá conta de certas sutilezas.”

> on March 25, 2009 in London, England.Bem como disse Martha, “o teclado ainda não dá conta de certas sutilezas”, ou seja, por mais que a gente tente descrever nossos sentimentos, muitas vezes eles são interpretados de uma forma completamente diferente do que pretendíamos. Foi como eu disse no post anterior Não prejudique a sua imagem pessoal, cuidado com o que você coloca em suas redes sociais, como é o caso de fotos de bebedeiras, no momento da foto tudo parece legal e divertido, mas para quem vai ver a foto fora do contexto você é bêbado, irresponsável, é uma pessoa que não quer saber de nada sério, que quer apenas festa e diversão.

Segundo uma pesquisa da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, 90% dos recrutadores buscam perfis abertos dos candidatos na rede para analisar sua adequação à vaga. Quando se deparam com fotos de nudez ou bebedeira, as chances de contratação podem diminuir mais de 90%.  Por isso, mais uma vez: cuidado com o que você coloca em suas redes sociais.

Agora, revendo alguns exemplos práticos, vamos relembrar casos de celebridades que se expuseram, sem necessidade, em suas redes sociais, o que em alguns casos pôde levar a verdadeiras brigas on-line:

1º Miley Cyrus: a cantora Sinéad O’Connor publicou uma carta aberta para Miley Cyrus, pedindo para a ex-artista da Disney não permitir que a indústria da música a transforme em uma “prostituta”. Em um longo texto, Sinéad ainda afirma que o talento de Miley é maior do que sua nudez. No Twitter, a ex-estrela da Disney comparou a cantora à Amanda Bynes, que no começo do ano foi internada em um hospital psiquiátrico. No dia 04 de outubro, Sinéad respondeu no Facebook que seus advogados vão entrar em contato com a equipe de Miley exigindo um pedido de desculpas e alfinetou: “Quando você acabar na ala psiquiátrica ou reabilitação, eu ficarei feliz em visitá-la”.

2º Lobão: depois do lançamento do livro “Manifesto do Nada na Terra do Nunca”, no qual ataca várias personalidades brasileiras, Lobão provocou a ira de Mano Brown, que o chamou para briga por meio do seu perfil no Twitter. “Tô sempre no Rio de Janeiro, se ele quiser resolver como homem, demorô! Do jeito que aprendi aqui”, escreveu o rapper em uma das publicações.

3º Rafinha Bastos: no fim do ano passado, Rafinha Bastos publicou no Facebook uma carta xingando Luciano Huck após o apresentador ser pego na blitz da Lei Seca. Nela, Rafinha diz que Huck “fez m…,” que é “um playboy inconsequente” e que “fazer teatrinho falso na TV é a sua especialidade”.

4º Danilo Gentili: o humorista Danilo Gentili irritou a cantora Preta Gil com um comentário pra lá de ofensivo publicado em seu perfil no Twitter: “Fui sair agora, o pneu tava no chão. Agora sei como Preta Gil se sente”. Preta usou o microblog para desabafar: “Que piada sem graça, chega disso! Chega uma hora que essas piadinhas cansam. Eu adoro o CQC mas não conheço esse garoto, sei que ele é talentoso mas essa não precisava. Quando eu perco a minha paciência acham ruim. Mas se coloquem no meu lugar, cadê o respeito? Sou uma típica mulher brasileira: TODA BOA”.

Estes e muitos outros casos podem ser encontrados no seguinte endereço: http://celebridades.uol.com.br/album/2013/10/04/relembre-as-principais-brigas-das-celebridades-nas-redes-sociais.htm#fotoNav=8. E se você não quer ficar assim, exposto ao extremo, como as nossas celebridades, aqui vão algumas dicas para evitar excesso de exposição:

  1.  Tenha sempre bom senso e cautela ao compartilhar informações em redes sociais. Nunca adicione pessoas desconhecidas.
  2. Evite ao máximo postar fotos e vídeos de caráter mais íntimo.
  3. Nunca compartilhe posts que possam identificar seu endereço ou demonstre situações de seu nível socioeconômico.
  4. Lembre-se de que, além de compartilhar informações com seus amigos diretos, há pessoas nas listas deles que verão seus posts, dependendo das configurações de privacidade que você adotar.
  5. Antes de postar qualquer material, pense sempre no seu perfil como se ele fosse totalmente aberto a todos. Configurações de segurança podem falhar e acabar expondo dados que você não pretendia disponibilizar.
  6. Fique atento: informações nas redes sociais são, em alguns casos, indexadas a ferramentas de busca on-line e facilmente rastreadas por terceiros.

Fontes: http://elo.com.br/portal/colunistas/ver/228974/redes-sociais-exposicao-ou-intromissao.html
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=32717&sid=46
http://celebridades.uol.com.br/album/2013/10/04/relembre-as-principais-brigas-das-celebridades-nas-redes-sociais.htm#fotoNav=8.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...