27
jul
2015

6 princípios de como viralizar ideias e produtos

Por Marcela Zini >>

6 princípios de como viralizar ideias e produtosEstou lendo um livro muito bom, que se chama Contágio- Por que as coisas pegam, de Jonah Berger. Indico essa leitura para quem quer aprender ainda mais sobre como algo se torna viral. O autor é professor de Marketing da Wharton School, na Universidade da Pensilvânia, e passou dez anos pesquisando por que as pessoas falam mais de uns produtos e ideias do que de outros, por que algumas histórias se tornam tão populares e o que faz um conteúdo se tornar viral.

O livro traz diversas histórias inusitadas, como o caso de um sanduíche de filé com queijo vendido a $100,00 que deu o que falar. Uma cabine telefônica que dá acesso a um bar secreto, formigas que conseguem erguer 50 vezes mais o próprio peso, por que programas de milhagens são iguais a um jogo de vídeo game, entre tantas outras. Cada uma dessas histórias mostra como as coisas se disseminaram rapidamente e o que foi feito para que essas histórias caíssem no boca a boca.

O autor nos ensina através de seis princípios como certas coisas, ideias, produtos se tornam contagiantes. São eles:

1 – Moeda Social. Compartilhamos coisas que nos rendem uma boa impressão, ou seja, aquilo que falamos é como as pessoas nos veem.

2 – Gatilhos. Quanto mais as pessoas pensarem em um produto ou ideia, mais elas vão falar sobre isso, então o top of mind está na ponta da língua.

3 – Emoção. Coisas emocionantes são compartilhadas.

4 – Público. O quanto a influência dos outros interfere na hora de escolhermos ou compartilharmos algo.

5 – Valor Prático. Ideias ou produtos que você não conhecia e que podem facilitar a sua vida.

6 – Histórias. A informação viaja disfarçada de conversa fiada e se tornando viral.

Através desses seis princípios você vai aprender como impulsionar as suas ideias, serviços ou produtos para terem mais sucesso. Recomendo esse livro maravilhoso que reúne pesquisas e exemplos para mostrar como produtos, ideias e comportamentos se espalham de uma forma tão rápida que acabam se tornando um viral. Tem uma leitura fácil e que nos prende em cada história, e ferramentas que o autor nos ensina a alavancar esses conceitos para elaborarmos conteúdos que se tornem super compartilhados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...