Por Maria Alana Brinker >>

Para cada nova informação que armazenamos, nosso cérebro produz uma sinapse diferente. Se passamos muito tempo sem usar o novo aprendizado, ele entende que não precisa gastar energia para mantê-la, e assim a sinapse deixa de existir. Por isso, aquilo que aprendemos lá nos anos iniciais da escola e nunca mais usamos, acabamos esquecendo.

O título pode ter mais sentido para quem já escreve em um blog, e pode parecer  sem lógica para quem nunca pensou em escrever. Mas como contra fatos não há argumentos, vou mostrar por que todo profissional [de qualquer área] deveria escrever em um blog.

1 – Reforça a memória – Você foi em um evento – congresso, curso, seminário, palestra… whatever. Tudo o que você conseguiu absorver ficou na caixola ou num monte de anotações que depois permanecerão guardadas num caderno ou em alguma pasta do seu computador ou drive. Infelizmente, se você não colocar o que aprendeu em prática, a probabilidade de esquecer mais de 50% das informações é muito grande. Logo, se fizer um resumo em forma de post e compartilhá-lo com outras pessoas, além de espalhar conhecimento vai reforçar as informações em seu cérebro. E ainda poderá consultá-las sempre que precisar.

2 – Estimula a atualização – Com a correria do dia a dia e, principalmente, depois que se finaliza uma graduação, a atualização fica mais difícil. Porém, quando você começa a contribuir para blogues se obriga a ler e a pesquisar mais, e essa prática vai enchendo sua memória de bons conhecimentos que agregarão no seu trabalho e no currículo.

3 – Torna você referência nos sites de busca – Já experimentou digitar seu nome no Google e ver o que aparece? Pois então, se você não quer que apareçam apenas as suas classificações em concursos ou comentários que você fez no Reclame Aqui ou no Twitter, comece a produzir conteúdos de qualidade e a vincular o seu nome a eles.

4 – As empresas te conhecerão melhor – Através dos textos, recrutadores conseguem ter uma noção de como você se expressa, das suas opiniões e também do seu nível de conhecimento sobre determinados assuntos que podem ser interessantes para o negócio. Além disso, o hábito de escrever em blogues está muito vinculado à prática de manter-se atualizado, o que é uma qualidade muito visada pelas empresas.

5 – Ajuda outras pessoas – Ao compartilhar seus conhecimentos em um blog eles poderão atingir centenas e milhares de pessoas e serem úteis a muitos estudantes e profissionais.

6 – Agrega valor à imagem – Quem trabalha com comunicação sabe o valor de uma boa imagem em qualquer área e o quanto pode ser difícil e trabalhoso construí-la. Divulgar seus textos nas redes sociais é uma ótima maneira de agregar coisas positivas à sua reputação, tornando-se referência e influenciando outras pessoas. E você também pode colocar os links dos seus posts no currículo e no LinkedIn.

7 – Não deixa você enferrujar – Escrever para outras pessoas aprimora muito seu senso crítico e analítico. Com o tempo você vai perceber o quanto essas habilidades são valorizadas no mercado de trabalho.

Se você ainda está decidindo se vai ou não contribuir para algum blog, não pense mais. Compartilhar conhecimentos é ótimo e só vai agregar coisas boas a você! Deixe o medo e a procrastinação de lado e bora escrever! 😉

Fonte da imagem: Freepik

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...