29
jun
2012

8 etapas para uma comunicação eficaz de marketing

Por Marcela Serro Frasson >>

Nas últimas décadas, a tecnologia possibilitou que a comunicação pudesse ser realizada não somente pelas mídias tradicionais – revistas, jornais, rádios, televisão, etc. – mas também pelas chamadas “novas mídias” – especialmente internet e telefones celulares. Em meio a tantas opções, a principal questão é: Como desenvolver uma comunicação eficaz?

Basicamente, isto pode ser feito através da atenção às seguintes etapas:

1) Identificação do público-alvo:  O público-alvo da comunicação deve estar bem definido. Para quem a empresa deseja comunicar? Aqui podem estar incluídos os clientes atuais, os potenciais clientes, pessoas que influenciam a compra, um público específico ou até mesmo o público em geral.

2) Determinação dos objetivos da comunicação: O que a empresa pretende com a comunicação? A intenção pode ser a de tornar um produto novo conhecido do público (lançamento), ou mudar uma atitude do consumidor em relação ao produto (despertar o seu interesse e simpatia), ou ainda fazê-lo agir (ir até a empresa e comprar). Dependendo do objetivo, a comunicação deverá ser feita de diferentes maneiras.

3) Elaboração da mensagem: Envolve quatro aspectos – o que dizer (conteúdo), como dizer de maneira lógica (estrutura), como dizer de maneira simbólica (formato) e quem deve dizer (fonte).

4) Seleção dos canais de comunicação: Refere-se à escolha dos canais de comunicação que serão utilizados para veicular a mensagem com eficiência.

5) Estabelecimento do orçamento de comunicação: Não é uma tarefa fácil, mas pode ser realizada de diferentes maneiras. Algumas são: definir conforme os recursos disponíveis no momento, definir com base em um percentual (atual ou previsto) de vendas, definir conforme o orçamento dos concorrentes ou definir de acordo com objetivos específicos.

6) Decisão sobre o mix de comunicação: Diz respeito à alocação de recursos entre os cinco tipos de ferramentas promocionais – propaganda, promoção de vendas, relações públicas e publicidade, equipe de vendas e marketing direto.

7) Mensuração dos resultados da comunicação: Trata-se de avaliar o impacto que a comunicação ocasionou no público-alvo.

8) Gerenciamento da comunicação integrada de marketing:  Consiste em planejar a comunicação sempre de modo a abranger diferentes ferramentas, combinadas e integradas de modo coerente.

As etapas explicadas acima não consistem em uma receita mágica da comunicação de marketing, mas certamente podem ajudar a torná-la mais eficaz.

Referências:

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Edição do Novo Milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2000.

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