Por Marcela Serro Frasson >>

Comunicacao_MarketingUma das mais importantes atribuições do marketing é a atividade de comunicação, ou seja, a forma através da qual as empresas procuram informar, persuadir e lembrar os consumidores a respeito de seus produtos e de sua marca. Em outras palavras, a comunicação de marketing representa a voz da empresa. E quais são as principais formas de comunicação? Quais as vantagens de cada uma? Veja a seguir:

1) PROPAGANDA: É uma forma paga de apresentação e promoção não pessoal de ideias, produtos ou serviços por meio de mídia impressa, eletrônica, em rede e expositiva (Exs.: jornais, revistas, newsletters, folhetos, mala direta, rádio, TV, telefone, Internet, outdoors, painéis, placas, cartazes, etc.)

Vantagens da propaganda:

Penetração: Permite que a mensagem seja repetida várias vezes, além de recebida e comparada, pelos consumidores, com as mensagens dos concorrentes.

Aumento da expressividade: Oportunidade de demonstrar os produtos/serviços por meio do uso artístico da impressão, do som e da cor.

– Controle: A empresa anunciante pode optar em quais aspectos da marca e do produto/serviço concentrará seu foco.

2) PROMOÇÃO DE VENDAS: É um incentivo de curta duração que visa estimular a experimentação ou a compra de um produto/serviço de modo mais intenso e rápido.

Vantagens da promoção de vendas:

– Capacidade de chamar a atenção: Atrai a atenção e geralmente leva o consumidor até o produto/serviço.

– Incentivo: Inclui certo tipo de concessão, estímulo ou contribuição valiosa para o consumidor.

– Convite: Constitui um convite especial para que o consumidor realize a aquisição imediatamente.

3) EVENTOS E EXPERIÊNCIAS: São atividades e programas patrocinados por uma empresa com o objetivo de criar interações com os consumidores, que estejam associados à marca.

Vantagens dos eventos e experiências:

– Relevantes: Se bem escolhidos podem ser considerados bastante relevantes, já que o consumidor estará pessoalmente envolvido.

– Envolventes: Pelo fato de ocorrerem ao vivo e em tempo real, são vistos como mais envolventes pelos consumidores.

– Implícitos: Costumam ser um tipo de venda indireta e considerada não agressiva.

4) RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE: São programas que servem para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou a comunicação de seus produtos/serviços.

Vantagens das relações públicas e publicidade:

– Alta credibilidade: Na mente dos consumidores, matérias em jornais ou revistas são mais autênticas e confiáveis do que propagandas.

– Possibilidade de atingir consumidores arredios: A atividade de relações públicas é capaz de atingir clientes potenciais que são arredios à mídia em massa.

– Dramatização: A atividade de relações públicas pode contar a história de uma empresa, marca ou produto.

5) MARKETING DIRETO: Consiste no uso de meios como correio, telefone, email ou Internet para estabelecer uma comunicação direta com os consumidores.

Vantagens do marketing direto:

– Personalização: A mensagem pode ser elaborada para atrair o destinatário.

– Atualização: A mensagem pode ser preparada de maneira rápida.

– Interação: A mensagem pode sofrer alteração, dependendo de qual for a resposta do destinatário.

6) MARKETING INTERATIVO: São atividades e programas online destinados a envolver os consumidores e aumentar seu conhecimento, melhorar a imagem da marca ou gerar vendas.

Vantagens do marketing interativo:

– Personalização: Assim como no marketing direto, a mensagem pode ser elaborada para atrair o destinatário.

– Atualização: Assim como no marketing direto, a mensagem pode ser preparada de maneira rápida.

– Interação: Assim como no marketing direto, a mensagem pode sofrer alteração, dependendo de qual for a resposta do destinatário.

7) MARKETING BOCA A BOCA: É a comunicação verbal, escrita ou eletrônica, de uma pessoa para outra, sobre os méritos ou experiências com a aquisição e uso de um produto/serviço.

Vantagens do marketing boca a boca:

– Influente: Visto que as pessoas confiam naquelas que conhecem (parentes, amigos, etc.), a comunicação boca a boca pode ser extremamente influente.

– Pessoal: Pode ser um diálogo muito íntimo que reflete fatos, opiniões e experiências pessoais.

– Oportuno: Ocorre quando as pessoas querem ouvir e estão interessadas, geralmente após eventos ou experiências marcantes.

8) VENDAS PESSOAIS: São interações pessoais (cara a cara) com um ou mais potenciais compradores com o intuito de apresentar produtos/serviços, esclarecer dúvidas e estimular a venda.

Vantagens das vendas pessoais:

– Interação pessoal: Implicam em um relacionamento imediato e interativo entre as pessoas, onde cada uma pode observar as reações da outra.

– Relacionamento: Possibilidade de surgirem todos os tipos de relacionamentos, dos mais simples (profissionais) aos mais profundos (amizades).

– Resposta: Geralmente, o consumidor pode fazer escolhas pessoais e é estimulado a responder diretamente.

Fonte: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

Fonte da imagem: http://emarketingconsult.com

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  • Nayara

    Qual o ano de publicação desta metéria?

    • Olá, Nayara! Publicamos este post em janeiro de 2014.

      Seja bem-vinda ao Comunicação e Tendêncais! Abraço!

  • muito bom, obrigado!

  • Guilherme Heinen das Chagas

    27 JAN 2014