Por Elvira Costa >>

Uma típica definição de dicionário diz que parceiro é aquele que não apresenta ou quase não apresenta diferença em relação ao outro. Ou seja, é alguém muito parecido com a gente. Mais que isso, um parceiro é alguém em quem confiamos e com quem compartilhamos crenças e valores. Por isso, a escolha de parceiros em qualquer esfera da vida ocorre por afinidade. Em eventos não seria diferente. Neles, a escolha dos parceiros é tão importante, sobretudo, por um motivo: as marcas parceiras ficam vinculadas.

A importância dos parceiros para o fortalecimento da marca

A escolha dos parceiros é tão relevante porque, invariavelmente, quando a escolha não for acertada a opinião pública não perdoará (ainda mais em tempos de redes sociais) e a imagem de marca ficará comprometida. Sobre isso, temos o exemplo recente da parceria de patrocínio entre a escola de samba Beija Flor e a Guiné Equatorial – leia sobre o caso aqui. Mas o parceiro certo pode elevar a qualidade do evento, atrair a atenção da imprensa e mobilizar a opinião pública de forma positiva.

Semana do Advogado Saraiva

Como relações públicas, estou sempre em busca de oportunidades que valorizem a marca da organização da qual faço parte. Como é praxe no nosso meio de Comunicação de um modo geral – também em publicidade, marketing, jornalismo – dedicamos atenção especial às datas comemorativas do setor em que trabalhamos.

Como relações públicas de um escritório de advocacia, a data mais almejada era o 11 de agosto, dia do advogado. Propus à direção do escritório a realização de uma Semana do Advogado e fui em busca de parceiros.

Saraiva

A Saraiva é um ícone do varejo nacional, oferecendo serviços além das atividades de uma livraria. Ela oferece, sobretudo, lazer. Com sessão de CDs, DVDs, informática e revistas, possui também café e espaço cultural, além de ter mesas e cadeiras espalhadas pela loja para quem quiser sentar apenas para ler. Assim, a compra é fruto da experiência no ambiente. Já a Editora Saraiva está entre as principais editoras de publicações jurídicas do Brasil.

Fácil concluir qual o primeiro potencial parceiro procurado. Passo seguinte, o contato com a OAB. Afinal, a Saraiva não realizaria um evento em homenagem aos advogados sem convidar a organização que representa a categoria.

Programação

A importância dos parceiros para o fortalecimento da marca

André Krull (Rusch Advogados), Fabrício Castro (vice-presidente da OAB-Bahia), Erica Rusch (Rusch Advogados) e Thais Bandeira (Conselheira da OAB-Bahia) Foto – Van Reis.

Fomos em busca de autores da Editora Saraiva, de representantes da OAB, de profissionais dedicados tanto à advocacia privada quanto pública, além de professores universitários. Assim, buscamos formatar uma programação variada, que contemplasse diferentes nichos de atuação para o advogado.

Certificado

O evento foi formatado em mesas de debates com advogados de atuações diversas. Pelo formato acadêmico, a emissão de certificados serviria para valorizar a Semana. Então, foi fechada parceria com a Estácio, que já é parceira da Saraiva em outras atividades. Os certificados foram assinados pelo coordenador do curso de Direito da Estácio em Salvador. Além disso, o curso de Jornalismo da instituição teve um de seus estudantes como fotógrafo do evento.

Novas Parcerias

O planejamento de eventos prevê a busca de parcerias. Nós tínhamos local, datas e temas; além de palestrantes que se disponibilizaram a participar. Encontramos parceiros para emitir certificados e fazer cobertura fotográfica. A Semana do Advogado estava pronta.

Mas nada impede que novos parceiros sejam identificados enquanto o evento é formatado. Foi o que aconteceu com o Brasil Jurídico.

Por uma coincidência engraçada, já que há quem acredite que o que é bom se atrai, enquanto formatávamos a programação nós identificamos cinco professores do Brasil Jurídico entre os palestrantes. Um evento de seis dias tinha cinco professores do Brasil Jurídico. Percebido este detalhe, o Brasil Jurídico logo foi convidado a participar como parceiro.

A importância dos parceiros para o fortalecimento da marca

Rodolfo Pamplona Filho – Juiz do Trabaho. Erica Rusch – sócia do Rusch Advogados. Dirley da Cunha Jr. – Juiz Federal. O Brasil Jurídico foi idealizado pelos professores Salomão Viana e Dirley da Cunha Jr., ambos Juízes Federais, que formataram um curso online de preparação jurídica, disponível em todo o Brasil – Foto – Van Reis.

O Brasil Jurídico somou em divulgação, com publicação de notícia no site e em redes sociais, além de ter disponibilizado curso dos professores palestrantes para sorteio durante a Semana.

A Semana do Advogado Saraiva firmou ainda parceria com a CAAB e com um seminário de tributação municipal para sorteio de ingressos de eventos. Foi realizada pela Saraiva, com apoio da OAB Bahia, Rusch Advogados, Brasil Jurídico e Estácio.

Isabel Goes Camara e Tamara Freire – Procuradoras do Município de Salvador. Parceira da Semana do Advogado Saraiva, representantes da Associação de Procuradores compareceram e ainda disponibilizaram ingressos para evento posteriormente realizado por eles.

Isabel Goes Camara e Tamara Freire – Procuradoras do Município de Salvador. Parceira da Semana do Advogado Saraiva, representantes da Associação de Procuradores compareceram e ainda disponibilizaram ingressos para evento posteriormente realizado por eles.

O caso que compartilho hoje com os leitores do Comunicação e Tendências é uma feliz história de parceria em eventos, que ilustra a noção inicial: parceiro é aquele que tem semelhanças, que soma, que compartilha com o evento valores e crenças indispensáveis para o sucesso.

Fonte da imagem: http://www.educandocomhumor.com.br/imgs/parceiros-banner.jpg

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