Por Sabrina Raupp Souza

Olá! Sou Sabrina, nova colaboradora deste blog. Conheço a Maria há muito tempo e fiquei muito feliz por ela ter me convidado para dividir esse espaço.

Quando comecei a pensar sobre o que escrever para o blog, lembrei das minhas aulas sobre tendências e de uma em especial, o envelhecimento da população. Mas esse envelhecimento não é tão simples, pois os novos “velhinhos” são saudáveis, ativos e com vontade de continuar por mais tempo no mercado. Esse vídeo mostra bem o tipo de “velinhos” dos quais estou falando.

É isso aí. Quem poderia imaginar que chegariam a essa idade com toda tal disposição? Aliás, quem já pensou que vai chegar a essa idade?

Para quem não sabe, o IBGE constatou que em 2010 a maior parte da população se concentra na faixa dos 10 aos 25 anos. A projeção para 2050 é que essa concentração seja dos 45 aos 60. A perspectiva de vida, que já foi de 62 nos anos 80 e hoje é de 73, será de 80 anos, o que acarreta no aumento de idade da população economicamente ativa, que chegará aos 60 anos. Então me pergunto, o que as empresas estão fazendo a respeito disso? Não é só o funcionário que envelhece, mas o cliente também.

A vantagem das tendências demográficas é que elas são previsíveis com facilidade. Assim, as empresas podem adaptar seus produtos ou serviços para atender as necessidades desta faixa etária da população que está ganhando mais espaço. Arrisco-me a dizer que chegará o dia no qual a frase “a vida começa os quarenta” será a mais pura verdade.

PRECISAMOS REDEFINIR O CONCEITO ENVELHECIMENTO

A imagem da vovó sentada na cadeira de balanço tricotando ou fazendo bolos para os netinhos (tipo Dona Benta) está abrindo espaço para as jovens senhoras de 60, 70 anos que fazem musculação, hidroginástica e dança de salão. Também há os cinquentões que costumam frequentar os bares noturnos e badalados ao invés de ir ao clube jogar bocha ou canastra. Mesmo assim, não vejo muito o movimento das empresas quanto a isso. Além das financeiras, que estão indo com tudo pra cima dos aposentados, a maioria das empresas não direciona sua comunicação para atender a esse público também.

JORNAL E CELULAR ADAPTADOS PARA IDOSOS

Já faz umas duas ou três semanas que a Folha de São Paulo aumentou o tamanho da fonte do jornal. Fernanda Torres, a garota propaganda da renovação da Folha, não disse que era por causa do crescimento do número de pessoas com mais de 60 anos na propaganda que anunciou a mudança. Mas será que não foi por isso?

A revista Exame publicou em seu site que a IBM está desenvolvendo um software para facilitar o uso de celulares por pessoas idosas. Eles estão pesquisando como será o comportamento da atual geração, já habituada com essa tecnologia, mas que com o passar do tempo não será mais capaz de usá-la com a mesma facilidade (você pode ver a matéria completa no Portal Exame). Neste caso, teremos que aguardar para ver como será o marketing das fabricantes de celular e das operadas de telefone móvel.

Enquanto isso, ficamos com o exemplo da austríaca Emporia, que fabrica celulares visando o público com mais de 65 anos. Com a filosofia “We make communication easy and that is for everyone!”, a empresa fabrica celulares com visor e teclas grandes. Com certeza, quem já está com dificuldades para enxergar e perdeu um pouco a sensibilidade nas mãos vai gostar muito deste modelo de aparelho.

Sobre as ações de marketing de produtos para as pessoas “idosas”, fico devendo para o próximo post. Mas, se você sabe de algo legal que está sendo feito com base na perspectiva da vida mais longa, compartilhe a informação, se possível.

Como meu primeiro post, é isso. Até mais!

.

>> Veja também: Marketing de Relacionamento e CRM: descubra o que seu cliente realmente quer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Nica

    Tenho 56 anos, voltei a estudar, me filiei a um partido politico.Sempre tive vontade de dancar, ao ver o video…estou decidida,eu quero mais eh dancar e muito.
    Realmente ainda existe bastante preconceito em relacao as pessoas de mais idade. Sinto falta de lugares proprios para diversao , lazer,bares dancantes cine clubes, para pessoas com mais de 50.
    ADOREI A MATERIA        
    e.becker26@yahoo:disqus.com.br
    Nica

    • Sabrina Raupp

      Oi Nica!
      É muito bom saber que estas ativa e querendo realizar teus sonhos. Se nos sentimos bem e acreditamos que podemos, não há por que a idade nos impedir de fazer algo. 
      Parabéns, Nica!