24
jan
2011

Afinal, o que é comunicação sustentável?

Por Sabrina Raupp

Bem-vindos à 2011! Não sei vocês, mas comecei o ano com muita preguiça. Talvez seja por causa das minhas férias, tiradas nos primeiros 15 dias do ano.

Como não tinha nada em mente para postar, resolvi dar uma navegada para saber quais os assuntos em pauta. Além das tragédias naturais – enchentes e secas – que estão causando a comoção nacional e fazendo diversas pessoas dividirem o que têm com pessoas que nunca viram na vida, encontrei alguns posts sobre “comunicação sustentável”. Logo pensei, o que é isso?

Sei que sustentabilidade já tá manjada, é moda, causa boa impressão e muitos se deixam enganar por empresas pseudosustentáveis. Então, começarei pelo básico: ao meu ver, sustentabilidade é o conjunto de práticas que buscam diminuir os impactos no meio ambiente. Impactos causados pelo homem. Nossas ações devem causar o mínimo impacto negativo possível no ambiente, mesmo que não nos rendam o esperado. Quer dizer que o que fazemos hoje, os recursos naturais que utilizamos e o modo como lidamos com o nosso ambiente não devem prejudicar as próximas gerações. É pensar no próximo, mesmo que esse só nasça daqui a uns 100 anos.

E, a comunicação, onde entra nisso?

Bom, conforme o artigo de Márcio Mussarela, publicado no site da Você S/A, quando o conceito de sustentabilidade é somado à comunicação, temos uma comunicação que visa a resultados duradouros. É criar uma relação com o consumidor para que ele sempre procure pela empresa e não querer fazê-lo gastar tudo o que tem em uma única compra para atingir a meta do mês.

Comunicação sustentável também é aquela que cada um de nós pratica em nossos ambientes de trabalho, com o objetivo de fazer com que a relações perdurem, sejam positivas e não criem climas negativos. Na realidade, esse conceito de comunicação sustentável sempre foi o ideal para mim, porém, nunca havia pensado no termo sustentabilidade, pois ele ainda não havia estado na  moda. E você? O que acha da comunicação sustentável?

Aproveitando o assunto, convido todos a assistir o vídeo “A História das Coisas”.

.

>> Veja também: Conheça as estratégias de Marketing por trás do sucesso de Harry Potter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...