Por Marcela Serro Frasson >>

No post anterior que escrevi aqui no Comunicação e Tendências, expliquei que as tarefas da gestão de marketing vão muito além da propaganda, incluindo primeiramente o desenvolvimento de estratégias e planos. No entanto, o planejamento não é algo simples de se fazer: é necessário que seja coerente com a missão da empresa e leve em consideração tanto seu ambiente interno quanto externo.

Mas como fazer a análise do ambiente de maneira organizada, clara e objetiva? Uma ferramenta muito utilizada no marketing é a chamada análise SWOT. A sigla vem do inglês – strengths, weaknesses, opportunities, threats – e consiste na identificação das principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de determinado negócio.

A análise SWOT e sua importância no planejamento de marketingANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO – Forças e fraquezas: Nesta etapa, os esforços devem se concentrar em identificar os principais pontos fortes e também os pontos fracos da empresa, internamente. Deve-se considerar, por exemplo, sua reputação perante o público, sua participação de mercado, os níveis de satisfação e retenção de clientes, a qualidade do produto ou serviço oferecido, a estabilidade financeira, a adequação das instalações, a capacidade produtiva, a dedicação dos colaboradores, entre outros. Em quais destes aspectos a empresa é mais forte e supera a concorrência? Em quais ela é mais fraca e deixa a desejar?

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO – Oportunidades e ameaças: Nesta etapa, o papel dos profissionais de marketing é identificar as oportunidades – necessidades e interesses do público-alvo aos quais a empresa pode ser capaz de atender – mas também as ameaças – tendências ou acontecimentos desfavoráveis que, na ausência de uma ação de marketing defensiva, podem vir a prejudicar as vendas e os lucros.

Em se tratando do ambiente interno, a ideia central é sempre atuar no sentido de maximizar as forças e minimizar as fraquezas da empresa. Por outro lado, considerando o ambiente externo, os gestores devem agir de modo a aproveitar ao máximo as oportunidades existentes e contornar as possíveis ameaças ao negócio. Desta forma, mais do que um meio de monitoramento, a análise SWOT pode se tornar uma ferramenta bastante útil na busca de uma vantagem competitiva.

Fonte: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing.14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

Fontes das imagens
http://blogadministradoras.wordpress.com
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