31
maio
2010

André Telles na UFRGS

Por Marcus Vinícius Souza

[tweetmeme]Olá, pessoal! Sou o mais novo colaborador do blog Comunicação e Tendências, ex-colega de faculdade e amigo da nossa blogueira Maria Alana.

Para o meu primeiro post, fiquei incubido de falar sobre um assunto que muito interessa a todos nós: as mídias sociais. Mais do que isso, postarei sobre o evento do publicitário André Telles, que na noite do dia 27 de maio ministrou uma palestra super interativa, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

MÍDIAS SOCIAIS X REDES SOCIAIS

O autor do livro “Orkut.com”, que vendeu mais de 50 mil cópias, e lançará neste ano seu mais novo trabalho “A Revolução das Mídias Sociais”, iniciou sua apresentação falando sobre a diferença existente, e que muitas vezes ainda confunde as pessoas, entre Mídias Sociais e Redes Sociais. Bem, é simples: a segunda é apenas uma categoria da primeira. Mídia Social é um termo mais amplo. Juntando-se os sites de compartilhamentos de vídeos, fotos e redes sociais têm-se as mídias sociais.

Outro ponto abordado por André Telles foi o motivo pelo qual essas ferramentas de relacionamento crescem cada vez mais, principalmente entre as empresas que buscam credibilidade da imagem através do relacionamento na Web. A navegação do usuário nas mídias proporciona uma experiência positiva, um contato mais íntimo, levando o navegador diretamente ao site. Ou seja, o usuário estará muito mais à vontade e acessível à abordagem da empresa, seja na emissão de conceitos positivos ou na venda de seus produtos.

Em especial ao Twitter, o palestrante trouxe informações interessantes que demonstram a aderência grandiosa que vem ocorrendo. No Brasil, já existe mais tráfego que no YouTube e no Orkut. Além disso, o que anteriormente era brincadeira de adolescente, virou negócio sério. Empresas já conseguem retorno a curto prazo utilizando a ferramenta, e o melhor é que de forma gratuita, sem gastar as altas somas da publicidade convencional.

CASE MOONFRUIT

A exemplo disso, André Telles falou do case da Moonfruit, que sorteou 10 MacBook Pro através do Twitter. Para participar, bastava apenas postar #moonfruit em qualquer mensagem. Isso fez com que o tráfego aumentasse 12 vezes no Twitter. Depois desse case super legal, em meio a premiações com livros para o público que interagia, André ainda passou uma listagem de ferramentas do Twitter que facilitam muito a vida do usuário. Mas essa lista passarei num post futuro.

Para encerrar a minha primeira participação, disponibilizo o vídeo mostrado pelo palestrante sobre como seria o Twitter da vida real. Muito bom!

Até a próxima.

.

>> Veja também: Debate Aborda Redes Sociais como Estratégia de Comunicação na UFRGS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Pingback: André Telles na UFRGS « Comunicação e Tendências – comunicacao()

  • Que legal. O blog está crescendo. Usando as dicas que postei hoje n’Ocappuccino 😀

    Bem legal este texto de cobertura da palestra. Parabéns Marcus.

    Abraços
    MATEUS

    • Marcus

      Obrigado, Mateus! Leio bastante o blog do ocappuccino.com tb. Esses dias me supreendi com um artigo que eu havia feito para a primeira edição da Revista O Cappuccino sobre trabalho de RP em hospitais. Bem legal! Parabéns pelo blog.

  • Boa, Marquinhos!

    Abram o olho, esse cara tem futuro..

    Abraços