Leonardo Fleck >>

O que fez com que o valor da marca Google crescesse 34% em 2013 em relação ao ano de 2012, chegando a um valor US$ 93,2 bilhões, garantindo o segundo lugar entre as mais valiosas do mundo, atrás apenas da Apple?

Android KitKat: inovação no lançamento de produtosMuito se fala sobre inovação como uma das maneiras de se atingir competitividade no lançamento de produtos no mercado. As novidades são ainda mais relevante quando se trata de empresas do setor de tecnologia. O post de hoje descreve algumas características que fazem com que o Google seja uma empresa com ambiente favorável a novas ideias. Como consequência deste processo criativo, a empresa divulga o novo sistema operacional Android 4.4 com previsão de lançamento para este ano.

O que fez com que o valor da marca Google crescesse 34% em 2013 em relação ao ano de 2012, chegando a um valor US$ 93,2 bilhões, garantindo o segundo lugar entre as mais valiosas do mundo, atrás apenas da Apple? O vídeo abaixo, sobre o relacionamento da Comunicação do Google Brasil com a imprensa pode dar um aperitivo à nossa discussão.

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Outra fatia desta resposta está no envolvimento da comunidade da marca, ou seja, o conjunto de pessoas que trabalham na empresa e que carregam os mesmos ideais. “O envolvimento destes é tão importante quanto gerar um conceito de comunicação que envolva emocionalmente o consumidor de nossos produtos ou serviços.”[1] A citação acima se traduz em dois exemplos que ocorrem no Google:

1)      Cada colaborador dedica ao menos 10% do tempo em que está no trabalho no desenvolvimento de um projeto pessoal que poderá ser usado comercialmente, tendo uma infinidade de escolhas. 

2)      Quando conclui o projeto, o colaborador pode apresenta-lo no TGIF (Graças a Deus hoje é sexta-feira!), encontro no qual os colaboradores se reúnem (nas sextas-feiras!) para divulgar seus projetos e discutir sua implementação.

Este ambiente no qual os colaboradores são encorajados a compartilhar suas ideias demonstra o apoio a novos projetos. Neste cenário surgiu o sistema operacional Android, aliando tecnologia e usabilidade a serviço de milhões de usuários. A última versão (4.4) que será lançada neste ano se chama KitKat.

“Mantendo a tradição de usar nomes de doces para batizar as versões, o novo Android 4.4 será chamado de KitKat pelo Google. O nome KitKat substitui o especulado Key Lime Pie, mas preserva a ordem alfabética dos nomes das versões do Android. A primeira nomeada, Cupcake (1.5), foi seguida por Donut (1.6), Eclair (2.0), Froyo (2.2), Gigngerbread (2.3), Honeycomb (3.0), Ice Cream Sandwich (4.0) e Jelly Bean (4.1 a 4.3).[2]

Estes colaboradores estão se divertindo e criando as novas versões Android com os nomes de seus doces preferidos em ordem alfabética. Neste cenário surgiu o KitKat, unindo duas marcas reconhecidas e adoradas por milhares de pessoas. Isso é bom para os negócios? Os números do valor da marca Google falam por si.


[1] VIEIRA, STALIMIR; MARCA, o que o coração não sente os olhos não veem. Reflexões sobre marketing e ética. Edições Loyola.  2ª Edição: São Paulo, Brasil, 2002.

[2] http://exame.abril.com.br/tecnologia/android/noticias/novo-android-4-4-se-chamara-kitkat

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...