16
jun
2017

As mídias sociais e o comportamento do consumidor

Por:  Maria Eduarda Paul >>

Já é comprovado que a migração da publicidade para as mídias sociais tornou-se uma realidade evidente e de bons resultados. Fomentadas a partir da tecnologia, estas redes configuraram-se como canais de comunicação eficientes, com possibilidade de interação e engajamento junto ao consumidor. De forma progressiva, foram se desenvolvendo e fazendo parte do dia-a-dia das organizações, perdendo a característica de recurso secundário de gestão. As redes sociais adquiriram força e passaram a fazer parte da administração dos negócios, determinando relações de consumo.

Percebidas como principais ferramentas do chamado marketing digital, as mídias sociais são alternativas não só de divulgação de conteúdo, como também de aproximação com o consumidor – promovendo o tão comentado marketing de relacionamento. Por serem um canal de comunicação rápido, direto e de publicidade indireta, facilitam o relacionamento com o público. Promovem a produção de conteúdo seguida da opinião do usuário.

Ainda que a grande potencialidade deste meio seja a interação gerada, cabe ressaltar os resultados proporcionados através desta. A própria característica da integração transforma as redes sociais em um canal para pesquisa do consumidor. Isso porque elas possibilitam que o anunciante faça a análise do seu público, considerando suas necessidades e formas de consumo.

Além de trabalharem a análise de material – percepção do público a respeito do que está sendo compartilhado –, são referência para a construção de indicadores de desempenho. As próprias plataformas oferecem serviço de métricas e análise de resultados. São possibilidades inteligentes, que respondem os ditos “porquês” das organizações e promovem o direcionamento de conteúdo. Garantem controle de ações e assertividade nas decisões.

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