Por Felipe Uhr >>

Em tempos de crise como o aumento do desemprego, de tributação na área energética, nos combustíveis, somados à crise da nossa maior estatal e agora à greve dos caminhoneiros, o setor de Comunicação também se torna turbulento, ainda mais se pensarmos que quando uma empresa quer cortar gastos essa é uma das áreas mais visadas. Mas é neste momento que surge também uma grande oportunidade para os profissionais de Comunicação. Estou falando das Auditorias de Imagem.

Auditoria de Imagem um grande nicho para quem faz comunicacaoMAS, AFINAL, O QUE SIGNIFICA?

Auditoria de imagem não é somente a avaliação da opinião pública em relação a uma instituição, é também como a reputação de determinada empresa ou instituição está retratada pelos veículos de imprensa, como televisão e jornal. Falando mais profundamente, é uma análise detalhada da atual situação da empresa perante seu público de interesse.

COMO FUNCIONA?

Digamos que uma grande rede de fast-food contrata o serviço de Auditoria de Imagens a fim de saber como está sua reputação de acordo com os principais jornais do país. A assessoria, usualmente contratada com exclusividade para o serviço, deve ser informada sobre quais veículos deve fazer a análise e o período de realização do trabalho. Após isso é feita a análise das notícias não somente da empresa contratante, mas de todos os assuntos derivados dela e que podem, de alguma forma, ser positivos ou negativos a sua imagem.

Suponhamos que durante o trabalho dessa auditoria saia uma notícia dizendo que lanches de fast-foods são extremamente prejudiciais à saúde. Mesmo não se tratando especificamente da empresa, de uma forma genérica isso não é positivo para a marca e a notícia deve ser reportada e classificada no trabalho de auditoria. Além disso, devem entrar todas as notícias referentes à marca. A partir desse ponto é feita uma triagem de notícias positivas e negativas que devem ser minuciosamente avaliadas e analisadas uma a uma. Com isso, pode-se chegar a um resultado de como está a marca e a reputação da empresa.

A auditoria também pode ser feita perante a opinião pública e até mesmo público interno (funcionários ou público especifico). Nesse caso, podem ser realizados questionários ou pesquisas qualitativas. Isso deve ser definido com o cliente. É importante que todas as informações que o cliente passa, no caso a empresa que contrata, sejam claras assim como o objetivo da auditoria seja satisfatório para o contratante. Não se trata de um simples serviço de clipagem (captação de notícias nos veículos de imprensa) e sim de uma criteriosa avaliação da empresa em pauta.

MAS QUE TIPO DE TRABALHO, AFINAL?

Serviços de Auditoria de Imagem são cada mais requisitados. Não apenas por empresas em crise iminente, mas também por instituições que procuram regular sua reputação perante a opinião pública. É sabido que Auditorias de Imagem realizadas regularmente podem prevenir crises e melhorar o atendimento ou serviço da empresa junto ao público-alvo. Esse tipo de serviço pode ser também bastante lucrativo para as agências e assessorias que o fazem. Seu valor varia de acordo com a profundidade da pesquisa, do tempo realizado e dos diversos públicos a serem estudados. É normal que seu valor suba de acordo com a complexidade do serviço a ser executado. Trata-se, portanto, de uma grande oportunidade para agências de Comunicação que querem ampliar seus negócios e um nicho a ser praticado por profissionais da Comunicação que muitas vezes não encontram trabalho para a produção de conteúdo e afins.

Fonte da imagem: http://www.loganandco.com/images/InTheNews.jpg

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