Por Maria Alana Brinker >>

Foto da autora: Acervo The Museum of Public Relations

Foto da autora: acervo The Museum of Public Relations

Este mês, visitei novamente o The Museum of Public Relations, agora em sua nova casa, no Baruch College, na cidade de Nova York (o relato da primeira visita você pode ver aqui). Fui lá com o objetivo de registrar alguns materiais fantásticos sobre a história das Relações Públicas para compartilhar com vocês aqui no Comunicação & Tendências e produzir uma série de posts. O primeiro você vai conferir agora!  😉

Aproveitando que estamos em uma crescente onda de empoderamento feminino no mundo, começo a série de posts trazendo informações sobre a primeira relações públicas mulher da história: Betsy Plank.

Foto da autora: acervo The Museum of Public Relations

Foto da autora: acervo The Museum of Public Relations

Betsy Plank (1924-2010), conhecida como a Primeira Dama das Relações Públicas, nasceu em Tuscaloosa, Alabama, onde graduou-se em 1944 na Universidade do Alabama. Foi influenciada, desde cedo, por seu pai, que dizia que ela era uma relações públicas nata. Porém, sua mãe achava que esta não era uma boa profissão para uma garota.

“Os relações públicas devem ser eternos estudantes.” (Plank)

Conquistou uma série de inovações para as mulheres e adquiriu reconhecimento internacional através de sua carreira, que durou 63 anos. Plank dedicou-se ao ensino de relações públicas e ao crescimento da atuação profissional na indústria. Liderou o desenvolvimento do Public Relations Student Society of America (PRSSA) e ganhou o apelido de “madrinha do PRSSA”. Também ajudou a desenvolver diretrizes para o currículo nacional para cursos universitários de graduação de Relações Públicas em 1987. Ministrou muitas aulas e orientou inúmeros estudantes e jovens profissionais durante sua carreira, deixando um grande legado através da educação e da orientação para a próxima geração de profissionais de RP. Em 2005 foi criado o Plank Center for Leadership in Public Relations, que tem a missão de desenvolver pesquisa, conceder bolsas e promover fóruns para discutir a ética na profissão.

Fonte da foto: The Museum of Public Relations

Fonte da foto: The Museum of Public Relations

“As Relações Públicas estão numa contínua mudança e crescimento, sujeitas às necessidades da economia, do governo e da sociedade, e também aos problemas e aspirações da sociedade como um todo.” (Plank)

Sua afiada visão de negócios e criatividade tornaram ela uma das líderes de Relações Públicas mais influentes e respeitados da sua época. Após começar sua carreira em uma pequena agência sem fins lucrativos, Betsy trabalhou por 13 anos na Edelman Public Relations, onde tornou-se vice-presidente executiva. Em 1973, trabalhou na AT&T como diretora de planejamento de Relações Públicas, e, em seguida, mudou-se para a Illinois Bell Telephone Company, como diretora de assuntos externos.

Neste material, com o nome de Conheça 90 fatos sobre Betsy Plank, você confere mais informações e fotos sobre ela.

Fonte: http://www.prmuseum.org/blog/2016/3/10/kgdjahpvnmvbkl19mkuokvo3luwjg2
Acompanhe o Comunicação & Tendências e veja os próximos posts da série!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...