Por Rogelia Barbosa >>

Falar em marca é referir-se a um conjunto de características, histórias, percepções, atributos, valores e tudo mais. A marca faz com que o consumidor possa identificar e diferenciar produtos e serviços dos demais similares.

Branded Content conceitos e dicas de como conectar público e marcaMuito tem-se falado nas estratégias de branding para projetá-la frente ao seu público em potencial, entre as inúmeras opções de marcas existentes no mercado, não há mais a possibilidade de não comunicar. A comunicação e os meios têm evoluído de forma intensa, assim como o consumidor, que está mais informado e crítico. Em 1969, Howard Luck Gossage já dizia “Ninguém lê propaganda. As pessoas leem o que elas têm interesse, e de vez em quando é propaganda”. Isso quer dizer que precisamos ser relevantes para o nosso público, falar em Branded Content = falar em Conteúdo para Marcas, o que não é algo novo, mas algo cada vez mais necessário para as marcas.

As pessoas estão em movimento, o mundo evolui e as coisas mudam bem depressa. Então, quanto maior for o sentimento de pertencimento de identificação com a marca, melhor será o aceite com a mensagem produzida pelo produto ou serviço. Para gerar essa aproximação, o conhecimento é um dos primeiros passos importantes para um bom Branded Content. Veja alguns outros passos e questionamentos que ajudarão a formatar uma estratégia ideal para sua marca:

1 – Conhecer o universo da marca, entender as forças e fraquezas, o que ela realmente é, sua identidade. Qual o propósito da marca? Para quem existe? Quem são essas pessoas? Quais são as paixões desse público? O que move essas pessoas?

2 – O insight do Branded Content está em encontrar o ponto de identificação nestas respostas; entre os benefícios do produto/serviço, a identidade de marca e os valores com os valores e paixões do público. Encontra-se o elo, a conexão. É esse o conteúdo relevante da marca.

3 – Quando consegue-se produzir materiais que falam sobre essa paixão em comum, que gere identificação e utilizar os canais corretos, produzindo conversas e trocas, estamos começando um relacionamento, que vai além de uma propaganda de 30 segundos. Estamos falando em conteúdo relevante que interesse, ‘sem forçar a barra’. Pode ser uma história, uma imagem, uma websérie, fanpage, instagram, um encontro entre os fãs da marca, uma revista mensal, brindes colecionáveis, comunidades on-line ou presencial, a escolha de quais canais serão utilizados deve ser orientado por pesquisas de comportamento do público, para analisar  quais estratégias serão mais eficientes para espalhar o respectivo conteúdo criado.

É importante frisar que a estratégia de Branded Content é o profundo conhecimento da marca e de seu público. Ele precisa gerar conversa, ter valor e potencializar o consumidor como protagonista da história ou da situação. As conexões são feitas a partir do encontro de opiniões, expectativas e experiências. É mais que uma propaganda, ele é um entretenimento, não é chato, nem interruptivo, é prazeroso e compartilhável. Se ele for tudo isso, é porque a sua estratégia foi um sucesso.

Veja aqui alguns exemplos de Branded Content:

Convocação Nextel Sua História

#aceitalaura

Skol –  Site Skol disponibiliza vários serviços aos cervejeiros: App rádio Skol, S.A.C 360°, GPS Skol, E-skol, playlist entre outros conteúdos. Clique aqui e saiba mais: http://www.skol.com.br/

Jaguar

Revista Plastic Dreams – As fãs de Melissa fazem parte de um segmento que adora acompanhar a moda. Em uma entrevista com fãs da marca Melissa, uma delas me disse “Adoro a Melissa, quando eu poderia usar um sapato assinado pelo Karl Lagerfeld, um dos maiores estilistas da atualidade. A Melissa nos proporciona esses prazeres. Acompanho as tendências e novidades pela Plastic Dreams.” Clique aqui e saiba mais: http://www.melissa.com.br/revista/cine-melissa

Referências:

Se você quer saber mais sobre este assunto, este pessoal aqui entende muito, têm um papo bem bacana e inspirador 😉

http://www.caldinas.com.br/

http://sher-meditationsinanemergency.blogspot.com.br/

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