Por Janini Poncio >>

O Branded Content, apesar de não ser totalmente conhecido na área de Comunicação, já vem sendo utilizado e aprimorado por muitas marcas. A estratégia consiste em produzir conteúdo (uma espécie de linha editorial) que tenha ligação com a marca e seu propósito. De acordo com artigo publicado pelo Estúdio ABC, na Superinteressante “diferentemente da publicidade tradicional, o conteúdo propicia às marcas uma interação mais orgânica com a audiência, menos interruptiva e necessariamente baseada em uma relação de confiança e transparência”.

O objetivo do Branded Content não é a venda de um produto, mas a transmissão de uma mensagem que seja relevante para o público e ao mesmo tempo, para o posicionamento de uma marca. Trabalha a imagem e a identidade corporativa, através de conceitos que geram empatia entre público e empresa. Isso não significa que a marca não aparecerá, sim, em algum momento ela estará presente, porém, não deve se sobrepor à mensagem compartilhada. E é neste exato momento em que sentimos o equilíbrio entre o conteúdo e a publicidade. Pois se a marca sobressaltar, não estamos falando de Branded Content.

Quando acompanhamos este tipo de conteúdo, sabemos que se trata de algo pago, construído por uma marca, mas mesmo assim sentimos vontade em compartilhar em nossas redes sociais e levamos uma mensagem conosco no final, comprando ou não o produto daquela marca. Este é o diferencial.

Listei abaixo dois cases de sucesso que exemplificam a estratégia e a sua essência. Provavelmente você já deve ter acompanhado por aí:

Campanha Dove Real Beleza

Itaú –  Ciclos documentário

Mas por que o Branded Content é importante para as marcas? A construção de diálogo e a consolidação de uma imagem positiva são os principais aspectos que a estratégia trabalha. Podemos dizer que é um modo contemporâneo de pensar e uma maneira de contribuir com o público através de conteúdo relevante, o que fortalece a marca e os laços com os diferentes públicos.

Fonte citação: http://super.abril.com.br/ideias/o-poder-do-branded-content

Fonte imagem: http://www.intentoconsultoria.com.br/branded-content-ja-ouviu-falar/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...