Por Aline Alquati

Este é o 2° post da série sobre Links Patrocinados. Clique aqui e leia o 1° post.

Para começar a veicular uma campanha de Links Patrocinados, deve-se abrir uma conta em uma ferramenta de busca (Google AdWords, Yahoo Search Marketing), cadastrar os anúncios e palavras-chave previamente criados, definir uma forma de pagamento (boleto ou cartão de crédito) – afinal, como já mencionado no artigo anterior, são anúncios pagos –, estipular um valor máximo a ser gasto por dia em cliques e o custo máximo para cada clique.

O valor real pago por cada clique depende de diversos fatores. Inicialmente, o Link Patrocinado funcionava como um leilão, ou seja, o anunciante que pagasse mais pelo clique teria seu anúncio publicado na primeira posição e o valor exato pago pelo clique era um centavo acima da oferta do anunciante na segunda posição. Hoje, a situação é um pouco diferente: além do valor ofertado por cada clique, a posição e o valor final pago pelo clique são influenciados diretamente pelo Índice de Qualidade.

O Índice de Qualidade consiste na relação de relevância da palavra-chave com o texto do anúncio e com o conteúdo da página de destino – é importante que todos contenham os mesmos termos ou termos relacionados entre si –, na taxa de cliques (CTR – Clickthrough Rate), que é o número de cliques que o anúncio recebeu sobre o total de vezes que o anúncio foi exibido, e, claro, no custo determinado por clique. A vantagem do Índice de Qualidade é que, mesmo ofertando menos por clique, o anunciante pode se posicionar melhor nos resultados de busca patrocinados.

Para iniciar uma campanha de Links Patrocinados basta criar alguns anúncios, algumas palavras-chave e investir um pouco de dinheiro. Para manter uma campanha, é necessário acompanhar os resultados e melhorá-la diariamente. É importante aprender e implementar novas estratégias constantemente para se obter sucesso com os Links Patrocinados, caso contrário, campanhas mal desenvolvidas, com estratégias ultrapassadas e sem acompanhamento podem se tornar um fracasso, gerando um alto desperdício de dinheiro.

Em meu próximo post, dicas de como analisar e melhorar uma campanha de Links Patrocinados!

Links:

Google AdWords

Yahoo Search Marketing

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>> Veja também: Introdução ao fantástico mundo dos Links Patrocinados

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