06
mar
2013

Chorão: o que o levou a ser um líder dos jovens

Por Maria Alana Brinker >>

Nunca fui fã de carteirinha da Charlie Brown Jr. Apesar disso, admiro a identidade que o vocalista, Chorão, construiu para a banda desde sua criação, em 1992.

Chorão o que o levou a ser um líder dos jovensHoje de manhã foi impossível não ficar surpreendida com a notícia de que o vocalista com jeito de skatista já não estava mais entre nós. Como eu já disse, não posso me dizer uma super fã da banda, mas confesso que algumas músicas marcaram a minha adolescência e, ainda hoje, me fazem lembrar momentos marcantes dela. Se a trágica notícia fez meu dia ficar estranho, mais cinza, imagina para os fãs que acompanharam a trajetória da banda desde o início. E foi isso que me levou a pensar no poder de influência desse cara. Ponto.

IDENTIFICAÇÃO COM O PÚBLICO

A resposta para tamanha comoção, principalmente entre os jovens do país? Provavelmente o jeito espontâneo e garotão que o cara de 42 anos ainda carregava. Estilo skatista, com roupas largas, boné e temperamento rebelde. Quer um representante melhor para boa parte dos jovens que não se sentem entendidos?

E as letras das músicas? Amores que foram e outros que vieram. Um cara que não valorizava a namorada e outro que aproveitou a situação para conquistar a garota por quem era apaixonado. Uma reivindicação pelo direito de expressão de quem ainda não saiu de casa. Esses e muitos outros temas, geralmente ligados aos jovens, foram retratados nas músicas dos dez discos lançados pela Charlie Brown Jr. Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério / O jovem no Brasil nunca é levado a sério (Trecho da música Não é sério – Charlie Brown Jr.)

IDENTIDADE

A identidade corporativa é o conjunto de atributos que torna uma empresa única. Assim como a identidade de uma empresa começa na presidência, a de uma banda começa no vocalista – o maior representante dela. E o Chorão foi um exemplo clássico de um cara que construiu uma identidade forte, de forma espontânea e bem alinhada com os interesses do seu público. Valeu, cara!

 You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Fonte da imagem: listagram.wordpress.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...