04
abr
2013

Como a mídia evoluiu em termos históricos?

Por Renata Gueresi >>

É impressionante o quanto já evoluímos, nós seres humanos, em termos de comunicação. Se voltarmos um pouco, ou talvez muito, na história humana veremos que a comunicação era apenas por gestos e imagens desenhadas nas cavernas.

Como a mídia evoluiu em termos históricosÉ claro que isso ocorreu há milhões de anos e uma comparação entre o homem das cavernas e a geração Y seria uma injustiça de nossa parte, mas não podemos deixar de analisar nossos antepassados, pois sem eles nada seríamos.

Então, faça uma pequena viagem no tempo junto comigo: primeiro vamos voltar aos primatas, já sabemos que eles emitiam poucos sons e seu principal legado foram as pinturas rupestres, ou imagens das cavernas. Depois disso, vamos dar um pequeno salto até a civilização Suméria, você lembra dela? Foi ela quem inventou a escrita e possibilitou a Gutenberg a criação da prensa. Esta deu aos homens seus primeiros livros, os primeiros registros e a grande possibilidade de tornar a informação acessível a um número cada vez maior de pessoas.

Após, se fizermos uma visita ao ano de 1890 encontraremos nosso grande invento, um dos meios de comunicação mais importantes da história humana: o telefone. Depois dele surgiu o rádio, depois surgiu a televisão e depois surgiu o computador. Este modificou e ainda modifica a vida de milhões de humanos.

Com ele a possibilidade de interação, conversação, convivência vai além das fronteiras terrestres. Ele nos deu um mundo onde a distância não importa mais, onde ela não é um problema para a comunicação.

Assim, vivemos hoje uma evolução tecnológica, somos os homens do mundo virtual, do mundo digital. Famílias se comunicam pelas redes sociais, empresas anunciam pela internet, organizações realizam reuniões por vídeo conferência, etc., estamos vivenciando a era digital.

Fonte da imagem: http://www.facebook.com/micpernambuco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...