23
dez
2014

Como está a sua mesa de trabalho hoje?

Por Renata Gueresi >>

Observe o local em que você está neste momento e responda a você mesmo se ele está organizado ou uma completa bagunça, onde nem é possível enxergar o teclado do computador. Conseguiu definir qual é o estado de organização em que você se encontra?

Como está a sua mesa de trabalho hoje?Algumas pessoas podem até dizer que “se acham em suas bagunças. Ok, não vejo problemas nisso quando essa bagunça acontece apenas no quarto, pois quando ela é transportada para o local de trabalho a coisa muda de figura.

Um local desorganizado implica em perdas de documentos importantes, ocorrência de lesões em trabalhadores da linha de produção em decorrência de um resíduo deixado em local errado, entre outras situações. Isso tudo implica em algo mais importante ainda: a falta de qualidade.

Para termos um local organizado existem ferramentas da Qualidade que podem ser aplicadas no dia a dia, e uma delas chama-se 5Ss, um método universal inventado pelos japoneses.

Os 5Ss são uma técnica utilizada para estabelecer e manter um ambiente de qualidade em uma empresa ao melhorar sua organização. Ela possibilita melhorar a organização do ambiente, aproveitar adequadamente os recursos disponíveis, eliminar os desperdícios e garantir a segurança.

Conheça os 5Ss:

SEIRI – Este é o primeiro S e significa “simplificar”, ou seja, você analisa o que é e o que não é necessário manter, eliminando tudo que não for preciso permanecer no local.

SEITON – O segundo S significa “organizar”, ou seja, após “simplificar” seu local de trabalho está na hora de organizar os itens que são necessários, de uma forma que seja fácil localizá-los e guardá-los com a mesma rapidez que você os encontrou.

SEISO – Já o terceiro S tem o significado de “limpar”. Nesta fase da técnica dos 5S’s está na hora de limpar todo os mobiliários, pisos e áreas do seu trabalho.

SEIKETSU – Este é o quarto S, que quer dizer “padronização”. Nesta fase da técnica é necessário manter e melhorar os padrões dos três primeiros Ss. A codificação por cores com frequência é utilizada durante esta etapa como um lembrete para os funcionários de onde cada item deve ser colocado ou ainda etiquetas descrevendo o que tem em cada lugar.

SHITSUK – O último S significa “sustentar”. Isso quer dizer que depois de toda limpeza e organização é importante manter a disciplina e o hábito de executar os procedimentos dos cinco Ss.

Até aqui já foi levantada a importância dos 5Ss no ambiente coorporativo, mas para quem gosta de manter tudo sempre organizado, essa técnica vale também para organizar a sua casa. Tudo é uma questão de hábitos e disciplina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...