03
fev
2015

Como ficar mais criativo

Por Maria Alana Brinker >>

Para encerrar a série sobre Criatividade, reuni aqui algumas dicas de como estimular essa ferramenta tão preciosa para qualquer profissão. Confira!

Como_ficar_mais_criativoSer criativo não é privilégios de poucos. Tá certo, alguns têm mais facilidade do que outros para algumas coisas na vida, e a criatividade é uma delas. Mas ela pode, sim, ser estimulada e beneficiar muito você no mercado de trabalho. Afinal, ter boas ideias e colocá-las em prática não só pode ajudar a encontrar boas soluções para problemas antigos como dar um up na sua imagem com o chefe ou naquela entrevista do emprego tão sonhado.

Para ler os outros posts da série, clique aqui: Todos podem ser criativos. Verdade ou mentira?Criatividade não é sinônimo de talento. Entenda por quê.

FAÇA EXERCíCIOS

Tarefas, atividades e exercícios muito simples ajudam a estimular a criatividade, pois nos desafiam a pensar em coisas atípicas, pesquisarmos, perguntarmos e, principalmente, sairmos da zona de conforto. Veja alguns exemplos.

Palavra Cruzada: nos força a alternarmos o padrão mental razão (resolver palavras cruzadas) e buscarmos respostas para perguntas de assuntos variados. Tente fazer esse exercício uma vez por semana.

Brainstorm: realizar reuniões de brainstorm com a equipe quase sempre é muito produtivo. Mas, de acordo com um artigo no site da Revista Exame sobre a técnica, segundo o professor Ralph Keeney, da Duke University, hoje o brainstorm ganhou uma “dose de racionalidade” e antes da reunião todo mundo deve se preparar.

Registre seus sonhos: muitas boas ideias vêm durante o sono. E para quê esquecê-las se podemos usá-las no dia a dia? Colocá-las num papel, numa agenda ou no computador ajudará você a lembrar-se de seus sonhos dias depois.

Repasse projetos: enquanto lista as atividades prioritárias diárias, aproveite para relembrar os projetos que terá que trabalhar nos próximos dias ou meses e para os quais você precisará de ideias. “É um meio de incubá-los na sua mente”, diz a especialista em criatividade Gisela Kassoy para a Revista Exame. Com isso, seu cérebro, sutilmente, começa a trabalhar em cada uma dessas questões. “Ao dar essa alinhada na cabeça, as ideias virão mais facilmente” afirma ela.

Fuja do Facebook ao acordar: se você tem o hábito de dar uma espiadinha no Facebook tão logo acorda, atenção: este hábito pode comprometer sua produtividade nas próximas horas. “Em vez de preparar sua mente para um dia de trabalho, você a está dispersando”, diz Gisela.

Saia da zona de conforto: essa é a minha dica pessoal para você. Coloque o relógio no pulso contrário ao que está acostumado a usá-lo, faça caminhos diferentes para sua casa (em segurança, claro), assista a séries e programas de TV que não costuma ver, prove comidas exóticas e misturas que habitualmente não faria (se não fizerem mal, viu), viaje para lugares diferentes (não precisa ser muito longe, basta ser diferente)… E não tenha medo de expor suas ideias!

Enfim, fugir da rotina ajuda o cérebro a sair do “modo mecânico”. Pode ser desconfortável no início, mas o objetivo é exatamente esse. Agora vai lá e seja criativo! 😉

Referências:

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI190913-17770,00-VEJA+EXERCICIOS+PARA+ESTIMULAR+A+CRIATIVIDADE.html

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/3-dicas-para-estimular-a-criatividade-logo-de-manha

http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/181/noticias/como-fazer-um-brainstorming-eficiente

Fonte da imagem: http://comoempreender.com/wp-content/uploads/2012/09/Sair-de-sua-zona-de-conforto.jpg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...