Por Janini Poncio >>

Marcas e empresas geram grande influência na sociedade, principalmente, aquelas de maior evidência e capital. Apostar em ações sociais é um grande feito, visto que esta influência é de extrema importância quando falamos em conscientização da população. Acompanhamos diariamente exemplos de empresas com atitudes positivas em relação à sustentabilidade, problemas sociais, apoio à cultura. O mais legal de tudo isso é quando a ação desenvolvida não apenas represente algo ou transmita uma mensagem, mas quando realmente faça alguma diferença para alguém. Acompanhe alguns exemplos de ações que beneficiaram uma boa causa:

1 Série Walking Dead troca sangue por brindes

A Fox Portuguesa, juntamente com o Instituto Português de Sangue e de Transfusão, criou a campanha The Walking Dead Blood Store. A ação tinha como objetivo incentivar fãs da série a doar sangue em troca de brindes como camisetas, bonés, livros. A campanha aconteceu no ano passado, e trouxe um excelente retorno. O banco de sangue da Instituição teve aumento de 571% comparado aos números de 2013. E a série, é claro, também teve o seu mérito, obtendo aumento de 17% de audiência na 5ª temporada, em relação à temporada anterior. Ação genial, a meu ver, pois aproveitou a relevância do seriado para ajudar em uma importante causa.

2 Coca-Cola compartilha humanidade

A Coca-Cola, em parceria com a JetBlue, em ação para a campanha Share a Coke with Humanity, colocou uma máquina de bebidas na Penn Station (estação de trem de Nova York) e uma câmera escondida. Ao invés de uma garrafa, a máquina soltava duas, a pessoa que compartilhasse um dos produtos com alguém no local ganhava uma passagem de ida e volta para algum destino. Interessante campanha que despertou o instinto humano das pessoas e demonstrou o quanto isso é valioso e merece até mesmo um prêmio.

3 YouTube cria ação para arrecadar doações para o Nepal

Não click no “Skip Ad” e contribua com o Nepal! Era o objetivo da campanha. O YouTube, canal de vídeos da Google, criou uma parceria com seus anunciantes que se propuseram a doar 1 centavo para a causa ao Nepal quando os usuários assistissem aos anúncios sem pular para o vídeo. O Nepal havia sofrido com terremotos na época, por isso a ação realizada.

Interessante, não é mesmo? Ações que além de transmitir mensagens ou imagens, realmente ajudaram alguém. Estes exemplos foram de grandes marcas, mas sabemos que também há muitas empresas por aí que adotam a mesma atitude. E este é um dos casos em que a influência das marcas pode ser aproveitada em prol da sociedade e dela mesma, pois ações de cunho social refletem diretamente na imagem corporativa e na reputação. Unir útil ao agradável parece-me uma ótima escolha.

Fonte: Exame Abril

 

Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/-KH3-8OSiPks/TvDEjQo34AI/AAAAAAAAA6I/kfKeDzxW3CA/s1600/solidariedade.jpg

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