Por Elvira Costa >>

No sábado (22), o técnico Felipão concedeu entrevista coletiva no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, onde a seleção brasileira enfrentou Camarões. Felipão foi duro nas suas colocações, não tolerando as críticas que recebeu. Obviamente, todos os veículos noticiaram o evento. Afinal, era uma coletiva sobre a Copa do Mundo e ele o principal porta-voz da nossa “nação canarinho”.

Como organizar uma coletiva de imprensa
Parece óbvio dizer que esse “mês da Copa” é uma escola para qualquer estudante ou profissional de Comunicação. Porque é. Todos os dias, dezenas de acontecimentos têm nos dado exemplos de como agir em determinadas situações. Entre elas, temos a coletiva de imprensa.

Quando organiza uma coletiva, o objetivo de todo assessor de imprensa é atrair os jornalistas e gerar notícia para o seu cliente. O assunto não precisa ser sobre um grande evento como a Copa do Mundo, mas precisa necessariamente ser de interesse geral, ou há o risco de se ter um evento esvaziado. Além disso, até chegar o momento de o seu cliente falar aos jornalistas, muita gente vai precisar suar a camisa para deixar tudo organizado.

A entrevista coletiva, apesar de ser um acontecimento breve, é um evento como qualquer outro, que exige atenção a diferentes demandas. Por isso, é prático elaborar o bom e velho check-list, a fim de elencar as necessidades, tais como:

– Local: quando o orçamento permite, a contratação de um serviço de hotel é de grande ajuda. Como possuem equipe própria de eventos, a depender do caso, podem entregar a estrutura do evento praticamente pronta. Outra atenção imprescindível é quanto ao acesso e à disponibilidade de estacionamento, afinal, a última coisa que você quer é que o jornalista desista de ir conversar com o seu cliente.

– Serviço de recepcionistas: em número suficiente para o apoio de palco, da plenária e do foyer. As recepcionistas, além de apresentáveis, precisam estar cientes das informações necessárias à atividade. Conhecer o local do evento é necessidade número um, assim como o cliente para o qual elas estão trabalhando.

– Serviço de alimentos e bebidas adequado para a ocasião.

– Audiovisual: parece óbvio também, mas ele precisa ser testado com antecedência. Atenção para as referências da empresa fornecedora e a qualidade dos seus equipamentos.

– Tradução simultânea, a depender do caso. As Olimpíadas estão chegando…

– Organização de press-kit com o necessário para causar uma boa impressão. E iguais, pois não é legal um jornalista perceber que não recebeu algum item.

– A sala da coletiva: é importante revisar o número de assentos, além de organizá-los de modo a deixar espaço para câmeras de vídeo e fotógrafos.

A lista de jornalistas convidados. Atenção para a escolha correta de veículos e editorias. Como em qualquer evento, o convite deve ser feito com antecedência. Já o follow-up ajuda o seu colega do veículo a lembrar e você a estimar o número de presentes. Consigo sentir o entusiasmo para cada sim, seguido da insegurança normal de “será que ele vem mesmo?”.

Ah, o cliente… Em um evento como esse, o cliente precisa estar preparado. Seja quem ele for, presidente, diretor, porta-voz, pode acontecer com ele alguma situação que exija jogo de cintura. Por isso, às vezes, aquele executivo que conhece o assunto de trás para frente, mas não é muito simpático ou paciente, poderá te dar trabalho.

E já que comecei falando sobre uma coletiva da Copa do Mundo… Na coletiva de abertura, o que foi Claudia Leitte segurando aquela camisa do Barcelona, gente? (Clique aqui e veja a notícia sobre a gafe!) Arrisco dizer que o jornalista pediu a foto só para trollar (risos), escolhendo minuciosamente um objeto que estampa não uma, mas duas marcas concorrentes dos parceiros da FIFA. Quando o seu cliente for grandioso como uma FIFA, é importantíssimo o porta-voz lembrar quem são as empresas concorrentes, ou você será obrigado a tomar a camisa da mão dele.

Fonte da imagem: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/05/felipao-convoca-selecao-para-copa-das-confederacoes.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...