Por Rogelia Barbosa >>

Os conflitos no trabalho podem afetar sua carreira profissional, saiba como resolvê-los.

1Comunicação & Tendências - post RogeliaEstamos em um momento que a sociabilidade e o relacionamento pesam bastante para o sucesso da carreira profissional. Passamos em média 6h/dia convivendo com pessoas com pensamentos diferentes sobre o mesmo assunto, com atitudes e comportamentos peculiares e, por vezes, irritantes, mas acima das relações humanas no trabalho, vem o motivo principal, o porquê de essas pessoas estarem lá, o trabalho. Então, como resolver os problemas de relacionamento que já estão instaurados para não atrapalhar a sua carreira?

O que me inspirou a escrever este post foi o capítulo 6 do livro O Monge e o ExecutivoUma História sobre a Essência e Liderança*, um livro ótimo, que super indico! Esse capítulo fala sobre escolhas e o conceito de práxis para melhorar as relações humanas, que pode serem aplicadas no trabalho para não deixar que diferenças abalem os resultados.

Faz parte do senso comum acreditar que os pensamentos e os sentimentos dirigem nosso comportamento, e é claro que também acredito nisso. Mas o conceito de práxis ensina o oposto: “nosso comportamento também influencia nossos pensamentos e sentimentos… A práxis diz que, se me comprometo a me doar a quem sirvo e sintonizo minhas ações e comportamentos com esse compromisso, com o tempo passarei a ter sentimentos positivos em relação a essa pessoa”.

Outro trecho interessante sobre não adiar as ações e a prática das escolhas que fizemos e a responsabilidade que assumimos: “Respeitarei meus liderados quando meu chefe começar a me tratar com respeito”. “Farei isso melhor quando receber um aumento”. “Tratarei meu colega melhor quando ele for mais humilde”. “Mudarei quando…” e podem preencher as reticências com várias outras afirmações. Talvez essa última ficasse melhor se fosse uma pergunta: “mudarei…quando…?”.

É nossa responsabilidade gerenciar as relações humanas. O que pensamos sobre os outros revela muito sobre como agimos. Alterar um comportamento ou hábito estabelecido é difícil e exige atenção às ações, os sentimentos virão como consequência desse comportamento. Ao invés de reclamarmos da pessoa ao colega, devemos ir semeando algumas atitudes que provoquem o bem-estar na hora de trabalhar, que estimulem a melhorar o relacionamento, isso é práxis. Afinal, na maioria das vezes não está na nossa alçada mudarmos as atitudes do colega, ou trocá-lo de setor etc. O que é nosso dever é buscar o melhor resultado, preservar nossa alteridade e encontrar a melhor forma de promover um ambiente de trabalho saudável, seja através da práxis ou de outra forma, o importante é não deixar que problemas de relacionamento interfiram no seu trabalho e na carreira.

Saiba quais são os comportamentos mais irritantes e como reagir aos problemas de relacionamento no trabalho. Confira estes artigos da EXAME.com

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/os-15-comportamentos-mais-irritantes-para-se-ter-no-trabalho

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-taticas-radicais-de-cortar-a-fofoca-pela-raiz-no-trabalho

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-erros-que-profissionais-geniais-cometem-no-trabalho

http://exame.abril.com.br/videos/sua-carreira/digo-tudo-que-penso-vale-a-pena-agir-assim

*Fonte: HUNTER, James C. O Monge e o Executivo – Uma História sobre a Essência da Liderança; tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. – Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

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