23
nov
2016

Como produzir mais?

 

Por Marcela Zini >>

Como produzir maisCom a correria do dia a dia acabamos fazendo várias tarefas ao mesmo tempo e acreditamos que naquele dia produzimos muito, não é verdade? Porém, pesquisas comprovam que pessoas monotarefa, aquelas que fazem uma única coisa por vez, produzem de 20% a 30% mais do que pessoas que fazem diversas coisas ao mesmo tempo. O que acontece é que quando fizemos várias tarefas simultaneamente sobrecarregamos a nossa mente e acabamos desfocando, por isso muitas vezes não concluímos metade das coisas que começamos. Ou seja, o melhor é ter foco!

Uma dica que pode ajudar você a fazer uma tarefa de cada vez é a Técnica Pomodoro, que se baseia na ideia de que fluxos de trabalho dividido em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Para utilizar essa técnica você precisa seguir os seguintes passos:

  1. Faça uma lista das tarefas pendentes;
  2. Programe um cronômetro para 25 minutos  (vale usar o despertador do celular ou um timer, o que você achar melhor);
  3. Escolha uma das tarefas e trabalhe nela sem interrupções (neste momento não pode entrar no Facebook e nem no WhatsApp, por exemplo);
  4. Quando o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos (a sugestão mais indicada é que você se levante, tome uma água, vá ao banheiro, tente sair um pouco da frente do computador);
  5. Retome o trabalho depois da pausa por mais um “pomodoro” (25 minutos);
  6. Ao terminar a tarefa, risque-a da sua lista;
  7. A cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa: 30 minutos até voltar ao trabalho.

Repita isso todos os dias e anote quantos “pomodoros/minutos” usou em cada tarefa. Assim você irá descobrir quanto tempo leva para cumprir seus afazeres. Esta técnica vai ajudar você a manter o foco, ser mais produtivo e, consequentemente, vai ter mais tempo para realizar seus sonhos.

Foto:  http://www.amelhorlojaweb.com.br/wiki/index.php?title=Arquivo:Produtividade-banner.png

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...