06
abr
2017

Como a Skol está mudando seu posicionamento de marca

Por Janini Poncio >>

Posters da ilustradora Sirlanney Nogueira

Quando falamos em Skol, logo nos lembramos de comerciais publicitários com a imagem da mulher retratada de maneira machista. Não somente a Skol, mas podemos lembrar-nos de várias marcas que ainda insistem neste discurso antiquado.  Quem aí não detesta: “Vem verão, vai verão”?

O fato é que a Skol está mudando o seu posicionamento. No dia 08 de março, em comemoração ao dia Internacional da Mulher, a marca divulgou uma ação intitulada “Skol Reposter” . Com a mensagem “O mundo evoluiu e a Skol também”, a ação trouxe ilustradoras e artistas plásticas que recriaram os materiais machistas e preconceituosos criados ao longo da história da marca. As artistas desconstruíram estereótipos e inventaram novas peças que apresentam a mulher e a liberdade de ser quem quiser. A campanha causou uma boa repercussão nas redes sociais, mas ainda sim, muitas pessoas ficaram com um pé atrás, se perguntando se tudo aquilo era realmente verdadeiro.

Mas não parou por aí, na última terça-feira (4 de abril), a Skol lançou uma nova campanha, chamada“Skolors”, em que lança uma nova linha de embalagens de latinhas acompanhada do slogan: “uma edição especial de latas nas cores da nossa pele”. O audiovisual traz pessoas de diferentes etnias e cores de pele para apresentar as novas embalagens do produto através de uma mensagem que apoia a diversidade.

Divulgação Skol

Podemos perceber que a marca está trabalhando para desconstruir a imagem negativa que criou com suas campanhas ao longo da trajetória, e vem apostando em discursos humanizados e que apoiam questões importantes da sociedade. A marca, apesar dos pontos negativos, ainda assim é bem vista por boa parte dos consumidores, porém, sabemos como uma reputação é atingida facilmente e que consertar os erros não é nada fácil. A marca está mudando seu posicionamento e trabalhando para isso, esperamos que o discurso se mantenha e não seja apenas uma estratégia de marketing. E aí, comunicadores, merecem nosso voto de confiança? Melhor aguardarmos as cenas dos próximos capítulos 😉

Confira os vídeos das campanhas!

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