12
jul
2017

A comunicação e a era do Ciberespaço

Por: Janini Poncio >>

Estamos na era da facilidade e agilidade: de informação, de comunicação, de compra, de novos conhecimentos. Se pararmos para pensar em como era a nossa vida a 20 anos atrás (ou até menos, 10 anos atrás) muita coisa mudou, não é mesmo?

Já faz um tempo que estamos na era do Ciberespaço, um universo abstrato de informação manipulado através da tecnologia:

“Um novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo”. (Pierre Levy).

Autores afirmam que o ciberespaço é real,  pois nele há interação, há troca entre indivíduos. “Embora destituído de fisicalidade, o ciberespaço é um lugar real. Eu estou lá – seja qual for o significado dessa afirmação” (WERTHEIM, Margareth).E é neste espaço virtual que novas culturas e linguagens vão surgindo e se integrando com a sociedade, o que assim chamamos de Cibercultura.

A era da internet, além das novas possibilidades de comunicação entre indivíduos trouxe também a convergência de mídias. Hoje, podemos integrar os meios e transformar a comunicação em um único universo, sem substituí-los e sim, complementar conteúdos em diferentes funcionalidades. Ou seja, as mídias tradicionais não foram descartadas após o surgimento da internet, elas passaram a se complementar e proporcionar aos indivíduos diferentes experiências de interação e recebimento de informação, através da transmídia e da crossmídia.

E de que maneira isso acontece? A transmídia ocorre quando diferentes conteúdos atravessam diferentes mídias, ou seja, a união das mídias proporcionam maior interação e conteúdos atrativos. Assim o usuário pode acompanhar, por exemplo, uma série na televisão, saber novidades e discutir  curiosidades em fóruns na internet, acompanhar teaser e lançamentos em revistas e por aí vai.

Já o Crossmídia, ocorre quando um mesmo conteúdo atravessa diferente mídias. Você pode acompanhar os mesmos episódios da série: em DVD, na Netflix pelo seu Smartphone, no notebook através de sites de download. Ou assistir ao jogo de futebol transmitido no facebook, no canal por assinatura ou vê-lo diretamente do Smartphone.

O “online” veio para revolucionar e evoluir a comunicação entre indivíduos. Para nós, profissionais de comunicação social, o desafio não é aprender a criar uma nova maneira de comunicar e interagir, e sim, adaptar a comunicação que já conhecemos a estas novas ferramentas e possibilidades.

Se em 10 anos nos deparamos com tantas mudanças e evoluções tecnológicas, o que nos espera para daqui mais 10?

Até a próxima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...