03
abr
2008

Comunicação e Tecnologia

O aperfeiçoamento e o descobrimento de novas tecnologias auxilia na propagação de informações para todos os seguimentos sociais, amenizando a desigualdade de acesso às informações. Bem, pelo menos este é um dos objetivos que faz parte de muitos discursos em prol da revolução tecnológica. Mas como tornar igualitário o acesso à informação num país onde o acesso à internet, por exemplo, ainda é restrito? Segundo Marcelo Carvalho, supervisor do projeto social Estação Futuro, que mantém vários centros de popularização da internet em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro, o acesso à internet no país ainda é muito limitado. Para ele, os preços dos computadores são o principal motivo para que cerca de 128 milhões de brasileiros ainda não utilizem o serviço.

Ou seja, a tecnologia contribui (e muito!) para que a comunicação torne-se cada vez mais instantânea e ampla entre as pessoas, permitindo a “quebra de barreiras geográficas” e a rápida atualização de informações. Mas, para que ela seja eficaz – do ponto de vista comunicacional e sociológico -, é preciso que o acesso a ela seja ampliado, favorecendo a todos e não somente a uma parcela da população.

Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/03/23 (Consulta realizada em 03/04/08.)

Pela Internet (Gilberto Gil)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • É importante não só o acesso financeiro mas também conceitual, ou seja saber para que serve a ferramenta e como usá-la. Uma das maiores críticas da inclusão digital é que ela não deve ser feita somente para inserir o usuário no mercado de trabalho como um peão que tem uma visão estreita da tecnologia, mas também passar para ele um senso crítico.