22
jan
2015

Comunicação sem preconceitos

Por Janini Poncio >>

Nos dias de hoje, vemos que a homossexualidade sofre menos preconceito comparado a antigamente. O que antes assustava os padrões convencionais, já tem conquistado seu espaço de direito e respeito.

Podemos perceber esta evolução da sociedade na aceitação das famílias, nas escolas que dialogam com os alunos, nas marcas, que vem abordando em seus comerciais e discursos, a homossexualidade como forma de quebrar preconceitos e paradigmas já ultrapassados. É justamente esta questão que abordo no texto de hoje.

Comunicação sem preconceitosO mais recente exemplo foi o novo comercial da marca Axe, apresentando a linha de produtos para cabelo da Lynx, que surpreendeu o público com um beijo gay. A cena, que durou apenas alguns segundos, teve como intuito, mostrar que os produtos da marca são para todos os tipos de homens, quebrando qualquer tipo de preconceito. Apesar de durar pouquíssimo tempo, a mensagem foi transmitida curta e diretamente ao público. Outro exemplo é a marca de cereal Honey Maid, que apresentou um comercial mostrando as diferentes formações familiares. E vários outros cases trazidos pela Coca-Cola, Toyota, Natura, entre outras marcas.

O fato de marcas e empresas adotarem este tipo de atitude, não somente em relação à homossexualidade, mas sobre qualquer preconceito, mostra para o público que discriminar é ultrapassado, e que vivemos em uma sociedade muito diversificada. A publicidade pode ser utilizada para diversos fins, apesar de ser na maioria das vezes jogadas de marketing, de uma forma ou outra, ela gera influência sob o pensamento e a atitude das pessoas. Então que seja esta, uma influência positiva e que possa vir a mudar conceitos. É interessante pensar que a comunicação ultrapassa diversos tipos de barreiras, através dela diferentes assuntos podem ser abordados e mensagens podem ser transmitidas, ainda que de maneira sutil.

Um beijo gay de quatro segundos, famílias de diferentes etnias, são algumas cenas que aos poucos estão ganhando espaço e se tornando cada vez mais normais aos olhos de quem ainda acha que isso seja anormal. E a comunicação sem preconceitos, por parte de marcas famosas, ou até mesmo das nem tão famosas assim, auxilia para que isso seja possível.

Fonte: Administradores

Link: http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/axe-surpreende-com-comercial-com-beijo-gay/97107/

Fonte da imagem: http://www.lgbtqnation.com/2014/03/honey-maid-this-is-wholesome-campaign-features-same-sex-parents/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...