28
mar
2011

Conceito e técnicas de Link Building

Por Marcus Vinícius Souza

Aparecer nos resultados naturais, chamados de resultados orgânicos não é uma tarefa simples, ainda mais aparecer entre os primeiros do índice de buscadores como o Google.

Uma prática muito comum entre blogueiros é a troca de links e banners, as chamadas parcerias. Esse tipo de ação é muito importante, sob alguns aspectos, para construir uma boa indexação no Google a partir dessa técnica. Quanto mais links apontando para seu blog e seu conteúdo, melhores são suas chances de ser achado e ficar bem posicionado nos resultados das buscas, permitindo futuramente verificar o bom posicionamento através de métricas.

As técnicas de link building visam justamente conquistar cada vez mais votos de qualidade e relevância para seu site. Ter “links de qualidade” significa possuir links bem segmentados e contextualizados, segundo um determinado objetivo.

Na prática, pesquisando alguns blogs e sites especializados, juntei as principais técnicas relacionadas, que podem ser aplicadas facilmente por blogueiros que desejam aumentar a relevância de seu site. Mas antes, assista a um vídeo que explica com mais profundidade a “quality matters” dos “backlinks”.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WirXesPXT1o]

Cadastro em Diretórios – Cadastre seu website em diretórios relacionados. Existem diversos diretórios de qualidade onde vale a pena submeter o seu website;

Updates Diários – Mantenha uma frequência boa de criação de conteúdo para seu site, assim as pessoas assinarão seu feed ou o utilizarão como informação complementar em algum website;

Article Submission – Crie artigos interessantes que no final farão uma referência ao seu website, e submeta em locais de divulgação de artigos;

Use seu Email – Coloque o url de seu website em sua assinatura de email;

Atividade em Comunidades – Participe de comunidades relacionadas ao assunto de seu mercado;

Troca de Links – Entrar em contato com pessoas que possuem sites de assuntos relacionados e colocar um link para o site da pessoa enquanto ela coloca um link para o seu;

Divulgação de Vídeos – Crie vídeos para seu website e submeta em diversos canais de comunicação como o Youtube;

Ferramentas em seu Site – Crie ferramentas ou utilitários que serão muito úteis aos usuários, e que eles necessitem entrar em seu site para utilizá-las;

Consiga links das Universidades.

Para entender a anatomia de um link, deixo aqui um infográfico bem bacana postado pelo site Link Building.

Fontes: Mestre SEO, Link Building, BrasilSEO, FerramentasBlog

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>> Veja também: Links Patrocinados – dicas básicas para analisar e otimizar uma campanha

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