A segunda edição do CongregaRP, encontro promovido pela Associação Brasileira de Relações Públicas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (ABRP RS/SC), marcou o último final de semana de setembro com um importante debate sobre o valor estratégico das Relações Públicas na comunicação. Quem esteve presente na abertura conferiu palestras de representantes da academia que desempenham um importante papel na consolidação de teori

Créditos: Tuane Nicola

Margarida Kunsch (Créditos: Tuane Nicola)

as, ferramentas e metodologias, como a consagrada Margarida Kunsch (ECA – USP) e a professora Cleusa Scroferneker (PUCRS), que nos lembraram da relevância da comunicação organizacional em suas falas.

O segundo dia foi destinado à reflexão e ao debate sobre o papel do profissional no mercado, iniciando com a mesa-redonda A importância da cultura organizacional para as relações públicas, com o professor e consultor Flávio Schmidt. Na sequência, aconteceu a mesa-redonda As possibilidade de atuação no mercado profissional, com as RPs Alice Sonntag Kuchenbecker (Fatto Comunicação) e Denise Pagnussatt (Comunicative / Farol Coworking / PUCRS) e a estudante Cris De Luca (CDN Sul), que compartilharam suas visões e experiências, mostrando que com a utilização correta das estratégias e ferramentas da comunicação integrada é possível alcançar grandes objetivos e trabalhar com todos os tipos de stakeholders. Ainda frisaram que, pela sua versatilidade em atender qualquer área do mercado, o RP precisa manter-se atualizado constantemente para conseguir entender as necessidades comunicacionais de seus públicos. Segundo De Luca, a leitura ampla e de tudo nos dá embasamento na hora de fazer uma estratégia. Não adianta o profissional entender muito de estratégia se não souber como está a economia no mercado do seu cliente.

Créditos: Tuane Nicola

Créditos: Tuane Nicola

À tarde aconteceram os workshops Relações Públicas Internacionais (Profª. Drª. Andréia Athaydes – ULBRA), Gestão e Gerenciamento de Crises (Profª. Drª. Cintia Carvalho UNISINOS), Empreendedorismo e Inovação em Comunicação (RP Bruna Teixeira – Bteixeira Comunicação), Avaliação e Mensuração em Comunicação (Profª. Drª. Patrícia Pérsigo – UFSM/CESNORS), Comunicação Digital (RP Heelary Schultz) e Gestão Estratégica de Canais e Conteúdos com Público Interno (RP Alessandra Becker e Fabiana Becker – FALE Consultoras em Endomarketing). Foram ótimas oportunidades que a organização do evento propiciou aos participantes que desejavam aprender mais sobre temas específicos, e enriquecerem mais sua atuação noprofissional.

O evento foi encerrado com a mesa-redonda Resultados e estratégias em comunicação: o valor estratégico, onde a RP Ariane Feijó (Todo mundo precisa de um RP) e o Prof. Esp. Luciano Nunes Suminski (Evolução / UniRitter) mostraram um overview das suas experiências e trouxeram algumas características do perfil do novo profissional de Relações Públicas: mais conectado com a área de negócios, expert em relacionamentos on e off line (all line – termo usado por Ariane), mas sem perder a essência de comunicador. Marketing + Comunicação = Relacionamento de Resultado, disse Ariane.

Créditos: Tuane Nicola

Créditos: Tuane Nicola

O CongregaRP 2016 foi mais do que um evento para reunir os relações públicas, ele foi um sinalizador de que o RP precisa sair mais da zona de conforto, precisa mergulhar em outras áreas pouco familiares (como negócios e mercadologia) e se posicionar não somente como comunicador, mas como administrador de relacionamentos e imagens. Afirmar que outras profissões estão ocupando vagas que deveriam ser de RPs é coisa do passado. É preciso mostrar que há competência para assumir as vagas que existem no mercado. Ponto. Este é o perfil do profissional que conseguirá se manter empregado: alguém constantemente atualizado, com posicionamento firme, formação e networking de qualidade e integrado com outras áreas.

 Confira as fotos do evento na fanpage da ABRP RS/SC!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...