02
maio
2017

Conheça as etapas do Design Thinking

Por Maria Alana Brinker >>

Resolver problemas pensando antes na experiência do usuário e depois no produto/serviço é a nova regra para o Marketing.

Como expliquei neste post, o Design Thinking é uma metodologia que se originou no Design mas hoje é utilizada em diversas outras áreas. É um novo jeito de pensar e abordar problemas, colocando as pessoas no centro da solução. O Design Thinking é uma abordagem que pressupõe olhar para as pessoas que serão beneficiadas com nosso produto ou serviço e envolvê-las no processo de cocriar a solução.

A etapa 1 dessa metodologia é justamente a Identificação. É nela que descobrimos qual é o problema e o transformamos num desafio. Esta é também a fase da Empatia, onde tentamos nos colocar no lugar de quem consome ou consumirá o produto/serviço para entender como é esta persona. Por exemplo, se meu problema é atrair mais frequeses para um restaurante no período da noite, meu desafio pode ser pensar numa maneira de me diferenciar dos concorrentes neste turno, e o consumidor serão os clientes que frequentam a região.

Na sequência, partimos para a etapa 2, chamada de Ideação ou Colaboração. É agora que cocriamos com pessoas de diferentes representatividades para o negócio. Por exemplo, no caso de um restaurante podem estar envolvidos nesta fase funcionários, o dono, clientes, fornecedores e pessoas da comunidade. A diversidade de visões é o que enriquecerá o brainstorming. Dica: nesta fase vale qualquer ideia. O que importa mais é a quantidade, e não a qualidade.

Depois de todas as ideias geradas, é preciso selecionar as melhores para serem trabalhadas e levadas à etapa 3: Prototipagem ou Experimentação. Neste momento, depois de selecionada uma das ideias que surgiram na etapa 2, parte-se para a construção de um protótipo, que pode ser desenhado, feito com materiais recicláveis, de papelão, isopor, LEGO, esquete teatral … O importante é simular a concretização da ideia.

Feito e apresentado o protótipo, chegou a hora de transformarmos o problema em oportunidade na etapa 4: Implementação. Agora é super importante ter um planejamento com o cronograma, as tarefas a serem executadas e seus responsáveis, indicadores e métodos de avaliação. O feedback é um dos objetivos desta etapa, pois é através dele que se terá conhecimento da opinião dos clientes, no caso do nosso exemplo, que é um restaurante.

E aí, já está pronto para aplicar o Design Thinking? Se tiver dúvidas, mande um e-mail para contato@comunicacaoetendencias.com.br que podemos ajudar. E fique ligado nas nossas redes sociais porque em breve publicaremos outro post mostrando algumas técnicas utilizadas dentro desta metodologia que com certeza irão agregar muito valor ao seu trabalho.  😉

Fonte da imagem: Pixabay

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