18
nov
2013

Consistência para conquistar share of heart

Por Fernanda Sarate >>

A consistência faz parte do que Kotler chama de ‘marketing 3.0‘, ela é uma das bases da gestão de valores da marca.
consistencia_share_of_heartRecentemente, a cidade de Porto Alegre recebeu dois importantes eventos nas áreas de Comunicação e Marketing: o Congresso de Marketing ADVB/RS e o Congresso de Comunicação Corporativa ABERJE.

Nestes congressos, entre diversos assuntos abordados, um ponto em comum foi bastante discutido: a consistência.

Ter consistência hoje, em plena era do conhecimento e do compartilhamento, é uma estratégia necessária para o sucesso.

Para ter consistência é necessário, naturalmente, que o todo ao redor da marca faça sentido, esteja alinhado e seja coerente. A informação que chega ao funcionário, este público tão valioso para a empresa, tem que ser a mesma que é divulgada externamente.

Lembre-se: tudo comunica. Se sua empresa levantou a bandeira da sustentabilidade para o consumidor final, nos pontos de venda, por exemplo, é necessário que esta seja uma prática em todas as pontas de contato, incluindo as políticas internas de funcionamento da organização. Não praticar a separação de lixo, que é o básico, é não ter consistência. O discurso precisa, realmente, estar alinhado à prática. A consistência é o que sustenta a bandeira, dá credibilidade, é o que confere a personalidade e originalidade da marca.

A consistência faz parte do que Kotler chama de ‘marketing 3.0‘, ela é uma das bases da gestão de valores da marca. Neste contexto, as empresas não esperam apenas vender seus produtos, conquistando market share, percebendo que para atingir este objetivo é necessário ir além: elas precisam fazer sentido, se relacionar e facilitar, de fato, a vida das pessoas, conquistar o share of heart quando os públicos de interesse possuem um vínculo afetivo com a marca.

Alcançar este patamar não é tarefa fácil, mas seguir este caminho mostra-se vital para o sucesso das organizações e das marcas. É preciso primeiro “arrumar a casa”, perceber como sua empresa pode fazer a diferença, compartilhar isso com os funcionários e partir para a ação. Lembre-se: a consistência também implica em fazer primeiro e comunicar depois.

Para ser consistente, vale a mesma regra que Sócrates aponta para a boa reputação: “a maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em ser aquilo que se deseja parecer”.
Fonte da imagem: http://millbasindoctor.com/hearthealth/

 

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