24
fev
2014

Dicas de pontuação: o uso da vírgula

Por Elvira Costa >>

Dicas de pontuação o uso da vírgulaExistem dois mitos traiçoeiros que podem nos fazer errar a pontuação da vírgula: o mito da pausa e o mito da respiração. O primeiro diz que a vírgula marca as pausas no texto. O segundo diz que a vírgula aparece de acordo com a nossa respiração ao falar. Se assim fosse, não haveria regras e cada um poderia pontuar o seu texto como quisesse.

A vírgula, na Língua Portuguesa, marca o deslocamento de algum trecho do texto. Se não houver deslocamento, não existirá vírgula. Nesse sentido, emprega-se a vírgula para:

  • Separar o verbo do objeto. Quando isso acontecer, os termos que os separam devem estar entre vírgulas.

Ele fez, na semana passada, o concurso.

  • Separar elementos de uma enumeração

O ofício, o memorando, a circular e o requerimento são veículos de comunicação dirigida escrita.

  • Separar o aposto

Cândido Teobaldo de Souza Andrade, natural de São Paulo, foi o precursor das relações públicas no Brasil.

O aposto é um termo substantivo que faz referência a outro termo substantivo. No exemplo acima, a expressão em negrito faz referência a Cândido Teobaldo.

  • Separar o vocativo

Tio, aperta o 21 pra mim?

Tio: vocativo. O vocativo é um termo utilizado para chamar, invocar ou interpelar alguém.

  • Isolar o nome do lugar nas datas

São Paulo, 20 de fevereiro de 2014.

Esses são apenas alguns exemplos de como pontuar um texto corretamente. Há dezenas de outras regras. É interessante consultar a Gramática quando a dúvida surgir. Uma pesquisa no Google também pode ajudar, mas veja se o site é de confiança.

Uma consequência gravíssima do uso inadequado da vírgula é o comprometimento do sentido do texto. É possível absolver ou condenar, aceitar ou recusar, concordar ou discordar apenas ao usar ou deixar de usar este simbolo. O vídeo comemorativo dos 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa resume de forma muito clara como o sentido do que escrevemos pode mudar de acordo com a colocação da vírgula.

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...