[tweetmeme]

Por Sabrina Raupp Souza

A primeira coisa que vemos, antes mesmo do produto, é a embalagem. As empresas têm um cuidado especial com elas, pois diante de tantas opções no mercado o consumidor pode decidir a compra por um detalhe.

A EMBALAGEM DO ALPINO FAST

Há pouco tempo, vimos a gigante Nestlé tendo que enfrentar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e o Ministério da Justiça por utilizar a imagem do chocolate Alpino na embalagem de uma bebida láctea que não continha chocolate Alpino (conforme dito na própria). Agora me diz, como a empresa diz que o produto é um e na embalagem do mesmo diz que na real ele não é?

EMBALAGENS DO BEM

Pode não ser uma tarefa fácil para as organizações aliar a embalagem do produto com as características de um consumidor que está mais exigente, mais preocupado com o meio ambiente, mais envolvido com as questões sociais e consciente de seu poder sobre as organizações. Pode não ser fácil, mas o resultado pode ser muito criativo.

Como parte do programa de sustentabilidade da Puma, a empresa  desenvolveu o novo modelo de embalagem da marca. A nova embalagem dos tênis vai reduzir 65% do papel utilizado nas caixas tradicionais, além disso, também terá economia no consumo de eletricidade, água e combustível. Isso sem contar o fato da embalagem já vir com uma leve bolsa, substituindo a sacola plástica. A nova embalagem começará a ser distribuída a partir da segunda metade do ano que vem. É esperar para ver a novidade e os consumidores saindo da loja sem sacolinhas.

Outro produto a trazer na embalagem um conceito além do produto é a vodka Absolut. Na campanha “No Label”, cujo slogan é “In an Absolut world there are no labels” a empresa criou uma edição especial de garrafas sem rótulos. Para a campanha contra o preconceito aos homossexuais, não foi criada somente a garrafa, também foi criado um blog que é atualizado por um editor contratado pela empresa especialmente para isso.

O comportamento do consumidor está mudando e as empresas estão seguindo essa transformação. Existem mais exemplos por aí deste tipo de embalagem-conceito (tomei a liberdade de criar o termo! Hehehe). É um canal antigo visto de um novo modo para se comunicar com o consumidor.

.

>> Veja também: Caçadores de Tendências ou Cool-Hunters: um novo olhar para o consumidor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...