Por Maria Alana Brinker

A utilização de Orkut, Facebook, Twitter, blogs e de outras ferramentas que também fazem parte da Web 2.0 (termo utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web) já é rotina em muitas empresas no mundo todo. Entre outros motivos para a tendência à virtualização da comunicação estão a notoriedade e a aproximação com os públicos. Vantagens estas que fazem com que grandes e pequenas empresas contratem ou terceirizem pessoas exclusivamente para a manutenção de perfis e atualização de blogs.

Além de serem ótimos meios de divulgação, estes recursos – principalmente Orkut e Facebook  – são considerados por muitos departamentos de Recursos Humanos como aliados, já que  permitem conhecer mais sobre preferências, gostos, costumes, opiniões e comportamentos de atuais e futuros funcionários. E com a popularização da Internet, isto torna-se cada vez mais fácil.

Blog da Petrobrás Fatos e DadosMais Transparência, Melhor Comunicação

Uma das últimas tendências na Web são os blogs corporativos, utilizados frequentemente para estreitar o relacionamento com os públicos interno e externo. Aqui no Brasil, um ótimo exemplo é o blog da Petrobrás chamado Fatos e Dados, moderado pelo próprio departamento de comunicação, que obteve grande destaque após a CPI da Petrobrás. Nesta época, eram postadas notícias sobre o processo de inquérito a todo momento, garantindo mais transparência e eficácia na veiculação das informações. Excelente ação de marketing e relações públicas!

Os blogs corporativos também são excelentes veículos para a divulgação das estratégias da empresa, seja através de notícias, posts ou campanhas, pois ajudam a nivelar o conhecimento transmitido ao quadro funcional, evitando os famosos ruídos na comunicação ou a “rádio corredor”. A utilização deste recurso, aliada a boas estratégias de comunicação interna, ainda facilita o debate e a discussão, podendo, inclusive, eliminar a necessidade de reuniões presenciais e servir como local para o registro de atas, uma vez que pode ter seu acesso limitado ao público interno.

Twitter potencializa a imagem empresarial?

A criação de comunidades e perfis na internet é uma alternativa para potencializar a imagem e estreitar o relacionamento com os públicos,  diferente das campanhas de endomarketing ou publicitárias. O Twitter, criado em 2006, vem sendo bastante utilizado para isto. Tem como uma de suas principais características a postagem de comentários na maioria das vezes curtos, o que torna a transmissão de informações mais rápida e prática, além de permitir que outros participantes sigam o perfil da empresa. Se bem cuidado e atualizado, o perfil no Twitter pode ajudar a esclarecer dúvidas sobre informações divulgadas de maneira errada, ou com má fé, e que prejudicam a instituição se disseminadas para um grande público. Como a instantaneidade é uma característica da Internet, é preciso estar atento sempre!

Veja mais ações de relacionamento na Internet em: O que as empresas fazem para atrair clientes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...