Não é de hoje que os consumidores se tornaram mais exigentes em relação ao posicionamento das marcas. O que antigamente se limitava ao processo de exposição e venda de um produto, hoje tornou-se um relacionamento entre consumidor e marca.

Com a chegada das redes sociais, este relacionamento se tornou mais efetivo, pois a possibilidade de interação é muito maior. Com elas conseguimos criar um canal de comunicação direto para: elogiar, reclamar ou apenas trocar uma ideia com as marcas que acompanhamos. E estes novos canais de comunicação, acabam exigindo muito mais das empresas, que precisam estar atentas aos feedbacks e muito além disso, gerar empatia e reciprocidade.

O relacionamento entre marca e cliente nas redes sociais gera engajamento e imagem positiva, além de ser muito divertido para quem acompanha, como nos exemplos a seguir:

A Netflix é um grande case de relacionamento nas redes sociais <3

A Prefeitura de Curitiba é uma das páginas de maior referência quando o assunto é social media e interação

Um baita exemplo de atendimento ao cliente da GVT no Facebook

Interação entre as marcas Netlix e Ponto Frio com um usuário no Twitter

Não somente no meio digital, mas em qualquer ação de comunicação o relacionamento é um grande diferencial, pois cativa e aproxima a marca do público. E isso não vale somente para as marcas reconhecidas, mas pode partir de qualquer empresa, de qualquer ramo e formato.

Uma marca que relaciona-se nas redes sociais, através de e-mail marketing, eventos sociais ou qualquer tipo de ação que gere engajamento, é lembrada de maneira positiva e gera uma boa experiência ao usuário, que com certeza irá compartilhar com outras pessoas.

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