Por Janini Poncio >>

Não é de hoje que o consumo tem alavancado vendas em diferentes segmentos. O consumo cresce a cada ano, a cada nova tendência de mercado, inovação tecnológica e novas ambições do consumidor. E devido a isso, o marketing de vendas tem se tornado fundamental para as empresas do setor lojista. Mas como se destacar diante de tamanha concorrência?

Estratégia: bons resultados para o marketing de vendas

Antes de tudo, é fundamental realizar uma pesquisa a fundo. Mas não uma pesquisa de mercado, uma pesquisa de público. Conhecer o consumidor é a chave do negócio, antes de qualquer ação as empresas precisam saber exatamente quem são os seus clientes e o que eles desejam toda a vez que entram em sua loja. Isso porque o público gosta de ser bem atendido, de ter uma atenção especial por parte da empresa e de seus colaboradores. Não é somente criar uma promoção, é analisar as preferências, as necessidades e o que faz o cliente optar por você e não pelo seu concorrente.

Toda boa ação vem acompanhada de planejamento e estratégia, isso é doutrina para qualquer profissional de Comunicação. Em minha opinião, alguns passos são essenciais para alcançar os objetivos, e, consequentemente, lucro.

Como mencionado antes, conhecer o público é indiscutível. Escolher o momento certo para lançar aquela promoção, analisar a concorrência, o mercado, a época do ano também é muito relevante. Tudo isso influencia para se ter uma boa venda. Buscar por novidades, sempre. O público gosta do novo, daquilo que desperta o interesse (preço, cartão de fidelidade, compre um leve outro).

Fidelização do cliente, apesar de vender ser o objetivo principal, aproxima os clientes da empresa e é de extrema necessidade. A satisfação do cliente deve ser aspecto principal, afinal, a sua opinião afeta diretamente na imagem corporativa. Já passou a época em que o cliente comprava, ia para casa e fim. Hoje em dia é obrigação das empresas participarem também do pós-venda, e saber se o desempenho da venda foi positivo ou não. É aí que entra a pesquisa de opinião, que possibilita o feedback das ações também como forma de mensuração de resultados.

O trabalho em equipe é um dos mais importantes aspectos na hora de colocar uma ação em prática. Em uma empresa, todos devem estar por dentro dos acontecimentos, sendo do setor de Marketing ou não. Principalmente os atendentes, estes sim devem entender o objetivo da ação para ajudar a realizá-la com satisfação. A premissa de “primeiro internamente, depois externamente” deve proceder nestes casos também. Divulgação é a alma do negócio. Antes de lançar uma promoção é interessante aguçar a curiosidade do público, com teaser, imagens, vídeos, enfim, ferramentas que dão apoio à campanha antes de seu lançamento. E, é claro, lembrar sempre que as mídias sociais estão aí para serem aliadas das empresas (e as tradicionais também).

Enfim, são diversas as estratégias que devem ser pensados ao criar uma promoção de venda. O que sabemos é que tudo partirá de um bom planejamento, prezando bons frutos financeiros e, principalmente, a satisfação do cliente.

Fonte da imagem: http://avalio.com.br.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2014/07/pesquisa-de-satisfacao.png

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