09
jun
2014

Fernandão: por que ele foi um ídolo raro?

Por Maria Alana Brinker >>

Quando soube da morte do Fernandão neste final de semana, duas coisas me acometeram: tristeza e em seguida o questionamento do por quê desse sentimento se mal conhecia aquele ídolo da torcida rival.

Fernandão por que ele foi um ídolo raro
O fato é que o cara, assim como Ayrton Senna, tinha um carisma tão grande que era capaz de cativar mesmo pessoas como eu, que pouco assistiram a partidas de futebol com sua participação ou não o tinham como ídolo propriamente dito. Isso acontece porque estamos (eu e o mundo) carentes de “Sennas” e “Fernandões”, ídolos que além de competentes no que fazem demonstram humildade e carinho para com os outros. São exemplos de liderança e determinação. Participam das competições, mas não pregam a agressividade entre rivais. Parece que o sucesso chegou até eles, mas não subiu para a cabeça, entendem? São ídolos raros.

Já foi o tempo em que para ser famoso tinha que ser Bad Boy ou Sexy Symbol. (Aliás, isso me parece tão anos 80!) Celebridades assim até ditam moda, vendem produtos, mas não são verdadeiros ídolos. São ídolos superficiais.

Cara de mau, pernas bonitas, abdômen definido, bumbum empinado. É bonito. É sexy. E é só. Todos esses “atributos” apenas vendem, mas não comovem, não têm o poder de uma personalidade marcante. Uma hora cansam. A prova disso é o trabalho que artistas como Madonna, Angelina Jolie e Brad Pitt têm para construir uma imagem mais socialmente ativa. Visitam países pobres, criam ou ajudam ONGs, adotam crianças, … São bonzinhos? Podem até ser, mas que estão tentando agregar mais valor à imagem, ahhhh estão!

Quem precisa mais do corpo do que da mente para se afirmar, pouco conteúdo tem a oferecer. E o público sabe disso. Então, quando São Pedro chama mais cedo, as pessoas ficam boquiabertas, espantadas, mas não se comovem. Não dói como no caso do Fernandão.

Que ele continue inspirando outros futuros ídolos do nosso futebol!

Fonte da imagem: http://www.futebolinterior.com.br/futebol/Internacional-RS/noticias/2014-06/Fernandao-morre-em-acidente-de-helicoptero

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...