06
fev
2017

Gestão do tempo e produtividade

Por Daniele Carlini >> 

Se tem um bem tão democrático, quanto precioso, é o tempo. Ele é o mesmo para todos os mortais, mas seu uso e gestão podem te conduzir por caminhos muito distintos.

Eu, particularmente, sou uma pessoa que, quanto mais atribuições tenho ao longo do dia, mais minha produtividade avança. Isso porque o ócio (muito necessário para estimular a criatividade – falaremos disso em outra oportunidade) me empurra para a procrastinação. Não estou dizendo que é regra, vejam bem, mas ter uma agenda mais comprometida me faz ter mais disposição!

Dando um exemplo prático: nunca fui uma pessoa matutina, pelo contrário, a soneca do celular foi minha “melhor amiga” durante anos! Acontece que, se eu posso acordar às 8h para um primeiro compromisso das 9h, percebo que meu corpo efetivamente acorda lá pelas 10h. Diferente de quando preciso acordar perto das 7h (ou até antes) e eu, simplesmente, pulo da cama e faço zilhões de coisa sem nem sentir cansaço. Eu devo ter algum ajuste no meu relógio biológico que me faz despertar antes das 7h com disposição, mas que me empurra ao abismo do “preciso de cafeína” se eu insistir em levantar mais tarde.

Um dos meus objetivos para 2017 é me juntar ao 5am club (em inglês). Já ouviu falar? Grandes personalidades do mundo são adeptas dessa filosofia: Tim Cook (Apple), Richard Branson (Virgin), Howard Schultz (Starbucks) e outros. Minha ideia é usar esse tempo pra ler as notícias do dia, correr, estudar e – quem sabe – meditar. Será um desafio e tanto, mas acredito que essa postura vai até me ajudar com a insônia, que me persegue. Além de ser psicologicamente estimulante se você, assim como eu, empreende, saber que está produzindo antes mesmo do mercado acordar.

Se você está inserido no mercado, trabalhando em uma empresa, tem sua entrada e saída (normalmente) controlada com horários mais rígidos. Nesta situação, é tão importante quanto na vida de empreendedor, saber gerir seu tempo. Organizar os e-mails, priorizar as demandas, organizar reuniões produtivas, conseguir se concentrar para produzir mais. Dica: o método pomodoro é ótimo! Existem muitos aplicativos, web e mobile, que te ajudam na organização.

Ouvi esses dias sobre o método Bullet Journal (vídeo abaixo). Parecia complexo, mas percebi que já faço várias coisas parecidas, normalmente na minha agenda. O bacana desse método é que ele é totalmente personalizável. Dá um google que tem várias referências na internet.

Atualmente, por mais que eu tente adotar diversos sistemas diferentes, pra mim o bom e velho post it com o TO DO, marcando as prioridades do dia, ainda é a melhor solução! E o Google Agenda, que eu não vivo sem! E você? Como organiza seu tempo?

Mais sobre gestão do tempo e produtividade:

Vivendo de Freela, da jornalista Luciane Costa.

A rainha da organização, Thaís Godinho, do Vida Organizada.

O infográfico bacaninha abaixo, do site Entrepreneur, adaptado pela Trampos.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...