Por Janini Poncio >>

Gisele Gisele Bündchen, o sucesso e a comunicação por trás do sucessoBündchen começou a construir sua carreira aos 14 anos em sua cidade natal, Horizontina, no estado do RS. E hoje em dia é reconhecida mundialmente como símbolo de moda e beleza. Na última quarta feira (15), a musa se despediu das passarelas em grande estilo no desfile da SPFW (São Paulo Fashion Week). Com uma carreira admirável, Gisele conquistou o público com a sua simplicidade e o sorriso que sempre traz consigo. Gisele apareceu em mais de 1,2 mil capas de revistas, e, segundo a revista Forbes, entre os anos 2013 e 2014 faturou mais de R$ 140 milhões, o que a coloca na lista das 100 celebridades mais bem pagas do mundo.

Em entrevista para o programa “Fantástico” da emissora Rede Globo, referente a seu último desfile, a modelo contou: “Já faz um tempo que estou me preparando para isso. Isso é uma coisa que não chegou de um dia para o outro. Desde que virei mãe, muitas coisas mudaram. As minhas prioridades mudaram. Eles crescem tão rápido e você vai perdendo aqueles momentos que você não quer perder”.

Gisele Bündchen é um grande exemplo de case de sucesso, para nós profissionais de comunicação. Além, é claro, do talento e do carisma da modelo, sabemos que o trabalho de Relações Públicas é imprescindível para uma trajetória como esta. Além de modelo, Gisele também foi criadora de muitos projetos sociais e ambientais, sempre se fez presente na sociedade e contribui da melhor maneira possível, não é apenas um rostinho bonito nas capas de revista. Para construir e manter a imagem positiva de uma celebridade, ações de comunicação devem ser planejadas e realizadas de maneira contínua pelos profissionais de comunicação. Citarei cinco ações que acredito serem necessárias quando falamos de uma personalidade pública:

Relacionamento com o público: a opinião pública é importantíssima. Uma personalidade deve interagir com o público, afinal, as pessoas são as grandes responsáveis pelo sucesso de alguém.

Gestão de crise: toda crise é pública. Quando uma pessoa passa a ser reconhecida, tudo o que estiver relacionado a ela será público também. É preciso tomar muito cuidado e estar preparado para as crises que poderão surgir a qualquer momento. Um plano de crise é a principal ação que deve ser analisada e planejada pelos profissionais de comunicação.

Marketing pessoal: quando uma pessoa se torna pública e reconhecida, ela precisa adotar determinados posicionamentos. Não se trata de uma mudança de personalidade, mas sim de adquirir atitudes de alguém que é visto e quer ser lembrado positivamente, tais como: a maneira de se comunicar com o público, o comportamento em aparições, entrevistas, preocupação com causas sociais. Enfim, atitudes que criem na percepção do público uma imagem positiva e que definam, aos poucos, a personalidade e a forma de agir da celebridade.

Assessoria de imprensa: a mídia deve ser aliada e não inimiga! Uma pessoa pública está sujeita à visibilidade a todo momento. Capas de revistas, jornais, televisão e, às vezes, sem nem saber disso (os chamados paparazzis sempre dão um jeitinho). Manter um bom relacionamento com a imprensa e lembrar-se de sempre avisá-la dos acontecimentos (que forem de interesse público) é imprescindível.

Presença nos meios digitais: hoje em dia é difícil uma celebridade não estar presente nos meios digitais. É claro que tem o lado positivo e o negativo. Porém, a internet é o principal meio de comunicação nos dias de hoje, e quem não é visto não é lembrado! É importante destacar que a presença da personalidade pública nas mídias deve ser planejada e acompanhada cuidadosamente. Qualquer detalhe pode virar um escândalo em poucos minutos.

Com certeza a top tem um ótimo profissional de Relações Públicas ao seu lado, não é mesmo? Desejo muita alegria e ainda mais sucesso na vida da nossa musa das passarelas.

Fonte da imagem: http://www.papelpop.com/papelpop/wp-content/uploads/2015/04/Gisele-B%C3%BCndchen-se-emociona-na-passarela-em-sua-despedida-no-SPFW.jpg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Fer Carvalho

    A irmã! Formada pela UFSM 😉