Por Gabrielle Duarte Moreira

Como é bom ver comerciais antigos, engraçados e que deixaram boas lembranças né? Outro dia, na hora do almoço, estava conversando com meus colegas de trabalho sobre o novo comercial do Guaraná Antarctica (aquele que está passando agora, com a música da Pipoca). Bem, sabemos que não é tão novo assim, pois esse jingle foi um dos maiores sucessos da empresa na década de 90. Sim, o jingle “Pipoca com Guaraná” foi modernizado e voltou, só que agora é interpretado pela garota propaganda da empresa, a cantora baiana Cláudia Leitte, mas a letra a maioria de nós conhece muito bem.

Esse comercial foi me instigando a pesquisar sobre as demais campanhas do Guaraná Antarctica, porque desde que me conheço por gente lembro que são ótimas, engraçadas, criativas e super originais, e a maioria dos comerciais não tem mais do que 30 segundos, o que é uma grande diferença em relação à concorrência. A Coca-Cola, por exemplo, traz comerciais mais emotivos, campanhas mais sentimentais. Seus slogans mais recentes são “Você é essa Coca-Cola toda” e “Viva essa magia”.

Fui para o Google e para o YouTube. Lá, encontrei vários materiais sobre o assunto. É possível achar todos os comerciais da maioria das campanhas, o que é, de certa forma, muito bom para a Antarctica, pois quanto mais eu me entretia com as propagandas, mais me dava vontade de tomar um guaraná bem gelado. O melhor de tudo é que essa propaganda não custa nada para a empresa. É marketing bom e de graça.

Logo no início da minha pesquisa, vi que a campanha do famoso jingle da pipoca se chamava “Tem um Guaraná Antarctica para toda comida” e o outro comercial, que também era um de seus principais, falava da pizza com Guaraná. Nesta época, o logo e o slogan ainda eram Guaraná Antarctica Champgne.

Depois desta fase, o logo perdeu a palavra “Champagne”, que estava lá desde a criação do produto, e então veio a campanha “Pequenas grandes atitudes que mudaram o mundo”. Esta sim, na minha opinião, foi a melhor. Muito divertida, criativa e inovadora. Foram vários comerciais mostrando (na perspectiva criada pelo Guaraná Antarctica) como atitudes cotidianas foram inventadas. Lembro de várias. Por exemplo, da menina que usava óculos escuros na praia para fletar com outros meninos ao lado do namorado, de cara que não trabalhava de terno e gravata nas sextas-feiras e esta do vídeo que eu selecionei, onde mostra a invenção do Torpedo.

Vieram as campanhas “Energia que contagia” e “Guaraná Antarctica, novo visual, sabor original”, em que os garotos propaganda eram ninguém mais, ninguém menos do que Ronaldo Fenômeno e o Cascão, da turma da Mônica. Esta série de comerciais começou a ser exibido logo depois que o Brasil conquistou o Pentacampeonato, em 2002. Estes comerciais foram um enorme sucesso entre as crianças.

Mas, com certeza a melhor propaganda da história do Guaraná Antarctica foi aquela em que o Maradona veste a camisa do Brasil e canta nosso hino.

Certamente, em cada campanha há um mega investimento e uma equipe preparada para sempre surpreender o público, aproveitando boas oportunidades. O mais legal é que eles conseguem passar o recado em comerciais curtos, divertidos, inovadores e marcantes.

.

>> Veja também: O dia em que um sorriso parou SP – uma ação diferenciada da Brastemp

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • patricia pereira

    gostaria de saber como faço pra achar o comercial do genio q sai de dentro dalata
    é de 2000, obrigada.
    bjs obrigada

  • Olá, Patricia.

    Tu podes ver este comercial acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=3Z7Av_F5Oc0

    Obrigada pela visita no Comunicação e Tendências!

    Abraço!

  • Silmar

    Onde acho o comercial do guaraná antarctica em que, uma menininha interrompe o namoro de dois jovens para tomar um guaraná??