Por Fernanda Sarate >>

A Hamburgueria 1903 é um exemplo de como os clubes de futebol estão expandindo seus pontos de contato com o torcedor e aumentando suas receitas. Ter como público o torcedor é contar com um consumidor engajado, fiel e apaixonado pela marca.

Hamburgueria 1903: a paixão do torcedor gerando negóciosOs clubes de futebol brasileiro estão sempre em busca de novas formas de gerar receita e de expandir seus pontos de contato com o torcedor, que costuma responder de forma positiva às novas investidas de seu time do coração.

Redes de franquias especializadas em vendas de produtos, como a Inter Shop (Internacional), a Academia Store (Palmeiras) e a Poderoso Timão (Corinthians) já estão consolidadas e em constante processo de expansão. Esse modelo de negócios beneficia o clube, que recebe o pagamento de royalties, o empreendedor, que conta com o endosso de uma marca já consolidada e o torcedor que pode ter à disposição produtos de qualidade para demonstrar sua paixão pelo time.

Recentemente, o Grêmio inaugurou a Hamburgueria 1903 – que, segundo o time, será a primeira rede de fast food de clubes do mundo. O objetivo é, ainda no primeiro ano, implantar cinco lojas da rede, sendo que a primeira tem sua localização estratégica no Centro de Porto Alegre, visto que lá há “uma ampla gama do espectro socioeconômico da cidade, especialmente fomentada pelo forte comércio e pela concentração de escritórios situados no local”, conforme disse Beto Carvalho, executivo de marketing do Grêmio.

Hamburgueria 1903: a paixão do torcedor gerando negóciosO marketing de experiência é um ótimo aliado neste caso envolto pela paixão do torcedor pelo seu time. Assim, a decoração do espaço foi pensada para reforçar esse vínculo afetivo, trazendo uma série de itens como fotos da Arena, réplicas de camisetas e troféus. De copos e mesas à iluminação, tudo apresenta as cores do time. Os nomes dos lanches também são temáticos – Libertador, Mundial e Monumental, por exemplo.

Como este é um espaço para compartilharmos também nossas opiniões, devo confessar que, como torcedora do Grêmio, aprovei a ideia, porém, com algumas ressalvas. A principal é quanto ao horário de funcionamento, que é um tanto restrito, o estabelecimento não funciona aos domingos, por exemplo, que é um dia tradicional de jogos do time. Claro, a proposta da Hamburgueria 1903 é ser mesmo fast food e é intrínseco a esse tipo de negócio a permanência curta dos consumidores no local. Mas seria uma ótima oportunidade de aproximar o torcedor do empreendimento e da marca se o espaço funcionasse como um ponto de encontro para assistir aos jogos – quem sabe, nas próximas unidades isso seja possível. A previsão é que logo haja uma franquia em um shopping de Porto Alegre.

Ter como público o torcedor é contar com um consumidor engajado, fiel e apaixonado pela marca. Por isso, esse modelo de negócios tem chamado a atenção dos empreendedores. A Hamburgueria 1903 foi estruturada pela empresa Sport Food, criada especialmente para o desenvolvimento de franquias de fast food de times de futebol, então é possível que, em breve, o modelo seja expandido para outros clubes brasileiros.

Fontes:

http://www.gremio.net
zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/


Fonte das imagens:

http://www.mktesportivo.com/2014/09/hamburgueria-1903-gremio-inaugura-fast-food-com-expectativa-de-ampliar-negocio/
http://futebolmarketing.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2014/02/Gr%C3%AAmio_Hambugueria_3.jpg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...