23
maio
2016

Como melhorar a Gestão de Pessoas na sua empresa

Por Renata Gueresi >>

Toda empresa tem, ou deveria ter, um Departamento de Pessoal ou Departamento de Recursos Humanos, que gerencia os seus funcionários desde a contração até o desligamento.

Mesmo que você não trabalhe no RH (Recursos Humanos) da sua empresa, ou não seja o dono de seu próprio negócio, de alguma maneira você está envolvido com gestão de pessoas.

Se você parar e pensar, em algum momento você já precisou liderar uma equipe, conduzir um projeto, coordenar o desenvolvimento de uma campanha, enfim, de alguma forma você já precisou gerenciar uma equipe (pessoas). E se não passou por isso, pode ter certeza que um dia você irá lidar com pessoas.

Quando nos referimos à gestão de pessoas, falamos do coração da nossa empresa. Por mais informatizada que uma empresa se encontre ela sempre terá funcionários (pessoas) trabalhando nela. E, quando nos referimos às pessoas elas são o maior patrimônio das empresas, visto que elas representam a organização perante os seus clientes, e depende do trabalho das pessoas ter ou não ter sucesso.

Por exemplo, pensem quando vocês estão em uma loja e o funcionário nem dá atenção, ou pior, é extremamente mal educado. Você pode não lembrar o nome desta pessoa, mas o nome da loja não vai esquecer, simplesmente porque o funcionário de lá representa aquela loja.

Os profissionais de RH, empresários e líderes de equipes precisam ter uma boa gestão de pessoas, pois assim se consegue reter talentos, ter funcionários capacitados e competentes nos cargos adequados, trabalhar com a sucessão de cargo, capacitar as lideranças e demais funcionários, ter programas de qualidade de vida voltados para os funcionários, ter programas de benefícios, entre outros fatores.

Na Gestão de Pessoas de uma organização são tratados:

  • Análise e descrição de cargos;
  • Planejamento e administração de cargos e salários;
  • Recrutamento, seleção, admissão e demissão de funcionários;
  • Orientação e integração de novos colaboradores;
  • Criação de incentivos e benefícios;
  • Avaliação de desempenho;
  • Comunicação aos colaboradores;
  • Treinamento e desenvolvimento.

Se você é empreendedor ou trabalha no RH de sua empresa, avalie algumas situações:

  • Como é feita a seleção de novos funcionários? Existe descrição de cargos para se avaliar o perfil dos candidatos, ou cada vez que abre uma vaga se faz uma nova descrição de tarefas e funções?
  • São realizados treinamentos periódicos das rotinas para melhorar os processos? Os funcionários participam de cursos e eventos externos para melhorar sua capacitação e assim trazer novos conhecimentos para dentro da empresa?
  • A organização auxilia seus funcionários financeiramente ou dá  incentivos para a realização de novos cursos?
  • Funcionários que atingem ou superam suas metas recebem algum benefício?

Com uma gestão de pessoas bem estruturada, qualquer empresa tende a se desenvolver cada vez mais e melhor, pois esta também é uma forma de garantir as necessidades do seu cliente interno: os funcionários.

Faça esta reflexão e veja se a sua empresa pode melhorar com a gestão de pessoas.

Referência:

Conceito de Gestão de Pessoas. Disponível em: <http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/conceito-gestao-de-pessoas/> Acesso em: 23 de maio de 2016.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...